Na sequência do Workshop “Estratégia nacional de monitorização da Saúde do Solo – Contributos da comunidade científica”, que se realizou em fevereiro passado na Universidade do Minho, em Braga, já se encontra disponível o vídeo que resume que retrata o ambiente vivido por ocasião deste encontro.
O Workshop pretendeu dar continuação à reunião realizada em Évora, no final de 2024, na qual se identificou a necessidade de promover uma discussão aberta com vários especialistas da área, de forma a estabelecer um sistema nacional de monitorização da saúde do solo alinhado com os requisitos da futura Diretiva sobre Monitorização e Resiliência do Solo.
O encontro foi organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade do Minho e Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo, da Universidade de Coimbra e da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e reuniu especialistas, incluindo académicos, representantes de empresas e membros da administração pública, com o objetivo de debater a “Estratégia nacional de monitorização da saúde do solo”.
No decorrer dos trabalhos, os participantes foram divididos em dois grupos de discussão: um relacionado com a identificação e definição de “Distritos e Unidades do Solo” para reporte; e um segundo relacionado com o desenho do “sistema territorial de monitorização de solos”, onde foram dados contributos e partilhados conceitos.
O 2º Workshop “Estratégia nacional de monitorização da Saúde do Solo – Contributos da comunidade científica”, está agendado para o próximo dia 12 de junho de 2025 e irá decorrer no UC Biotech (CNC), em Cantanhede.
Assista ao vídeo que resume as discussões tidas aqui e retrata o ambiente vivido por ocasião do primeiro workshop “Estratégia nacional de monitorização da Saúde do Solo – Contributos da comunidade científica”, em Braga:
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.