Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, a 21 de março, a Comissão Europeia preparou um boletim informativo especial, onde reuniu um conjunto de factos e números sobre as florestas da União Europeia e um resumo de como as florestas na Europa contribuem para os objetivos econômicos, sociais e ambientais da União Europeia.
Fatos e números sobre as florestas da UE
✔ 45% das terras da UE – cerca de 182 milhões de hectares são florestas
✔ Destes, 131 milhões de hectares estão disponíveis para fornecimento de madeira
✔ As florestas estão crescendo – de 1990 a 2015 foi florestada uma área do tamanho da Grécia
✔ As florestas e o setor florestal contribuem para fornecer soluções sustentáveis para os desafios sociais atuais e futuros
✔ As florestas são um dos maiores recursos renováveis da Europa
✔ Dois em cada três europeus pensam que fornecer habitats naturais aos animais, conservar a natureza e absorver CO2são os principais benefícios de Floresta (fonte:Eurobarômetro)
✔ As florestas oferecem muitos benefícios para a sociedade e a economia:▸ matérias-primas para construção e outras indústrias de base biológica
▸ empregos e renda para as pessoas, muitas vezes em áreas rurais e remotas
▸ reduzindo a dependência da UE de combustíveis fósseis e fornecendo energia verde (biomassa)
▸ clima mitigação e adaptação de mudanças
▸ controle da poluição, através da regulação e purificação do ar e da água
▸ proteção de solos férteis, evitando a erosão, desertificação, deslizamentos de terra, inundações e avalanches
▸ conservação da biodiversidade e abrigos para a vida selvagem
▸ espaços de lazer para as pessoas relaxarem.
Mais factos e números estão disponíveis no EUROSTAT
Apoio financeiro à silvicultura na PAC
A Política Agrícola Comum fornece apoio financeiro às áreas rurais e os países da UE podem optar por financiar medidas florestais por meio de seus programas nacionais de desenvolvimento rural. Estas medidas visam proteger as florestas, tornando-as mais resilientes às alterações climáticas e salvaguardando as suas múltiplas funções (serviços ambientais, investimentos, inovação e formação em benefício da economia rural).
Essas medidas podem apoiar:
✔ florestamento ou criação de florestas;
✔ novos sistemas agroflorestais (onde árvores e culturas agrícolas ou pastagens ocupam a mesma terra);
✔ prevenção de danos florestais causados por incêndios, desastres naturais ou eventos catastróficos e restauração de florestas danificadas;
✔ resiliência climática e valor ambiental dos ecossistemas florestais;
✔ investimentos em tecnologias florestais, mobilização, beneficiamento e comercialização de produtos florestais;
✔ contratos de gestão de terras para serviços florestais-ambientais-climáticos e conservação florestal;
✔ conservação e promoção dos recursos genéticos florestais.
A política de desenvolvimento rural é o principal instrumento de financiamento da UE para a implementação da Estratégia Florestal da UE de apoio à proteção e gestão sustentável das florestas. Nos programas de desenvolvimento rural de 2014-2020, o orçamento para medidas florestais é de 6,7 mil milhões de euros.
Como as florestas da UE contribuem para:
Inovação, crescimento, empregos e a bioeconomia circular
✔ A madeira e outros produtos florestais dão uma contribuição essencial para o crescimento econômico e a elevação dos padrões de vida.
- 60% das florestas da UE são propriedade privada, com aproximadamente 16 milhões de proprietários florestais.
- Em 2015, cerca de 420 000 empresas exerciam atividades na indústria da madeira. Representavam 20% das empresas transformadoras na UE-28.
- Cerca de 0,5 milhões de pessoas trabalharam no setor florestal e madeireiro na UE em 2015
- As cadeias de valor da indústria de base florestal estendida apoiaram 3,6 milhões de empregos na economia verde, com um faturamento de € 640 bilhões (2015).
- As florestas também fornecem produtos não lenhosos, como cortiça, resina, tanino, forragem, plantas medicinais e aromáticas, frutas, nozes, raízes, cogumelos, sementes, mel, plantas ornamentais, exsudados, etc.
✔ As florestas apoiam as economias rurais e ajudam a evitar o deslocamento da população para áreas urbanas.
✔ As florestas são uma fonte de uma grande variedade de materiais naturais.
Como as florestas da UE ajudam a combater as alterações climáticas
✔ Gestão sustentável das florestas Asalterações climáticas já estão a danificar as florestas da Europa direta e indiretamente através de incêndios florestais, secas e surtos sem precedentes de escaravelhos. A nova estratégia da UE para a adaptação às alterações climáticas, adotada pela Comissão Europeia em 24 de fevereiro de 2021, define como a União Europeia pode se adaptar aos impactos inevitáveis das alterações climáticas e reforçar a resiliência das florestas.
As florestas ajudam a alcançar uma economia da UE neutra em carbono até 2050, pois podem absorver carbono da atmosfera e armazená-lo nos solos, árvores em pé, biomassa florestal, mitigando assim o efeito das emissões de combustíveis fósseis.
✔ Avaliação dos impactos das mudanças climáticas nas florestas europeias
O relatório temático sobre a cobertura temporal e geográfica dos dados disponíveis para avaliar os impactos das alterações climáticas nas florestas europeias resume a cobertura temporal e geográfica dos dados disponíveis para avaliar os impactos das alterações climáticas nas florestas europeias.
Ele se concentra em três áreas:
1) vulnerabilidade climática das florestas;
2) perigos relacionados ao clima e seus impactos nas florestas (área, volume / tipo de madeira e valor econômico) e
3) mudança na vegetação da floresta causada por mudanças nas condições climáticas.
✔ Proteger e restaurar as nossas florestas com a Estratégia de Biodiversidade da UEAs florestas são o nosso pulmão e sistema de suporte de vida, cobrindo 30% da área terrestre da Terra e albergando 80% da sua biodiversidade. Com a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 , adotada em 20 de maio de 2020, a Comissão Europeia quer proteger e restaurar as florestas da UE. O objetivo é aumentar a área de cobertura florestal na UE, a resiliência das florestas e o seu papel na reversão da perda de biodiversidade e ajudar-nos a mitigar os impactos das alterações climáticas. Um relatório dedicado sobre florestas antigas será publicado na primavera de 2021.
✔ Biodiversidade florestal e serviços ecossistêmicos50% da área Natura 2000, a rede da UE de áreas de proteção da natureza, é floresta, cobrindo 38 milhões de hectares. 26,7% do total dos recursos florestais da UE estão protegidos para a proteção da biodiversidade e / ou da paisagem.
Cerca de 30% das florestas da UE são geridas principalmente para proteger o solo, a água e outros serviços ecossistémicos.
A seguir: A Nova Estratégia Florestal da UE
No âmbito do Acordo Verde Europeu, a Comissão Europeia está a trabalhar numa nova Estratégia Florestal da UE, cobrindo todo o ciclo florestal e promovendo os muitos serviços que as florestas fornecem.
O principal objetivo da estratégia será garantir florestas da UE em crescimento, saudáveis, diversificadas e resilientes, aplicando práticas de gestão florestal sustentáveis e uma florestação amiga da biodiversidade.Como parte dessa nova estratégia, estamos trabalhando em:
- um roteiro para o plantio de 3 bilhões de árvores até 2030
- uma proposta legislativa sobre produtos sem desmatamento no mercado da UE.
Para preparar esta nova estratégia, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública , aberta até 19 de abril de 2021.
Por ocasião do Dia Internacional das Florestas, a Comissão Europeia publicará um guia sobre prevenção de incêndios florestais em terra preparado por um grupo de especialistas em incêndios florestais . Esta publicação incluirá princípios e experiências na gestão de paisagens, florestas e bosques para a segurança e resiliência na Europa.Todas as atualizações e novidades serão publicadas aqui e aqui
O principal objetivo da estratégia será garantir florestas da UE em crescimento, saudáveis, diversificadas e resilientes, aplicando práticas de gestão florestal sustentáveis e uma florestação amiga da biodiversidade.Como parte dessa nova estratégia, estamos trabalhando em:
- um roteiro para o plantio de 3 bilhões de árvores até 2030
- uma proposta legislativa sobre produtos sem desmatamento no mercado da UE.
Fonte: Comissão Europeia
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.