No âmbito do Dia Aberto da Olivicultura que teve lugar na Herdade do Reguengo – Olivicultura, Polo de Inovação do INIAV, I.P. em Elvas decorreu uma sessão organizada pelo Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal (CNCACSA), intitulada “Alterações Climáticas e Olivicultura: impactos e desafios”.
Durante este seminário que contou com a participação de cerca de 100 pessoas, foi efectuada pelo Professor João Santos e pelo Investigador Hélder Fraga, do CITAB – UTAD uma apresentação subordinada ao tema “Projecções Climáticas ao serviço do futuro da Agricultura” a que se seguiu uma interessante uma mesa redonda moderada por Mariana Matos (Casa do Azeite).
No final desta jornada foi efectuada uma visita guiada à Coleção Portuguesa de Referência de Oliveira (CPRCO). Atualmente, a CPRCO congrega cerca de 150 acessos de oliveira, dos quais uma centena são variedades nacionais de todas as regiões olivícolas de Portugal continental. A dimensão varietal da CPRCO faz com que seja única a nível nacional e o seu contributo para a preservação, identificação e valorização dos recursos genéticos de oliveira autóctones atribuem-lhe um valor equiparado ao de importantes coleções desta espécie a nível europeu e mundial. A visita continuou pela Parcela de clones da variedade ‘Galega Vulgar’ e, por último, os participantes tiveram a oportunidade de observar o desenvolvimento vegetativo inicial dos novos genótipos F1 do programa de melhoramento das variedades ‘Galega Vulgar’ e ‘Cobrançosa’.
Tendo em conta o interesse das duas apresentações efetuadas, disponibilizamo-las em anexo. “Desempenho agronómico de variedades de oliveira” e “Projecções Climáticas ao serviço do futuro da Agricultura”.
Recordamos que o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) foi constituído no dia 19/09/2019, em Elvas, e dele fazem parte cerca de 70 instituições. A missão deste Centro de Competências é constituir-se como uma plataforma de partilha de conhecimentos em torno de uma temática tão relevante para o nosso país como são as Alterações Climáticas.
Fonte: Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal