Vários peritos reunidos na conferência ‘Smart Cattle: Inteligência Artificial e Agropecuária do Futuro’, promovida pela Monte do Pasto, empresa de criação de bovinos em Portugal, defenderam que “os desafios tecnológicos do espacial e do agropecuário são semelhantes”.
Realizada no passado dia 30 de abril, no âmbito da 41.ª edição da Ovibeja: +Agricultura + Futuro, a conferência reuniu cerca de 150 participantes e centrou-se nos desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial (IA), a robótica e a ciência de dados representam para a transformação do setor agropecuário.
Clara Moura Guedes, CEO da Monte do Pasto, sublinhou a importância de manter o equilíbrio entre tecnologia e valores humanos, defendendo a “integração da tecnologia, mas sempre com um compromisso inegociável: as pessoas, o território e a sustentabilidade”.
Na sua intervenção sobre “Como a IA, as Data Analytics e a Cloud estão a transformar o futuro da Agricultura”, Jorge Catalão, da Google Cloud, referiu que “vamos assistir a um aumento significativo da procura por alimentos até 2050, o que, a par com as alterações climáticas, vai ter um impacto também significativo sobre a produção agrícola e pecuária”.
O responsável destacou ainda que “importa perceber como a IA generativa e os sistemas de dados podem ser aplicados para potenciar e otimizar os processos e as cadeias produtivas das empresas do agropecuário”.
Na abertura do primeiro painel, Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura), frisou a importância de a tecnologia ser equilibrada com fatores fundamentais, afirmando que “estes tempos de transformação são muito importantes, pois temos de produzir mais com menos. E quando falamos em adoção de tecnologia, o que nos parece sempre auspicioso, temos, desde logo, de pensar nos temas biológicos e zootécnicos, na segurança alimentar ou no bem-estar animal, mas também de perceber se é escalável e economicamente viável”.
Na sessão, com o tema ‘Como a IA e a Ciência dos Dados criam oportunidades para as Marcas’, João Matos, Diretor de Business Consulting – Customer Lead da EY, garantiu que “a IA já faz parte do nosso quotidiano e já está acessível aos negócios”.
E continuou: “2025 é o ano dos agentes, elementos de IA que apoiam e atuam lado-a-lado com as nossas equipas. E o que segue? O mundo autónomo. Agora, de que forma a IA pode alavancar a agricultura e a agropecuária? Acima de tudo, a IA serve para descobrir, produzir ou fazer o que não era possível antes, introduzindo melhorias incrementais de otimização, inovação, transformação e, claro, criação de novos mercados”.
O evento incluiu ainda um segundo painel subordinado ao tema “IA, inovação e a excelência da carne portuguesa na restauração global”, e uma masterclass sobre “IA Brand Revolution – E se pudesse criar uma marca poderosa em 24 horas?”.
Reunindo empresários, académicos e especialistas do setor, a conferência foi promovida pela Monte do Pasto e pretendeu posicionar-se como um espaço de reflexão e partilha sobre o futuro da agropecuária em Portugal, reforçando a ligação entre inovação tecnológica, sustentabilidade e valorização do território.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.