Praticamente 30% do orçamento da União Europeia é dedicado à Agricultura, assumindo-se a Política Agrícola Comum (PAC) como um pilar fundamental da integração europeia e de enorme centralidade nas políticas comunitárias. Para conhecer a visão e as prioridades dos partidos sobre as principais matérias relacionadas com o setor agroflorestal a nível europeu, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) promove, na próxima terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 15h, na sua sede em Lisboa, um debate com candidatos a deputados ao Parlamento Europeu, no âmbito do ato eleitoral que decorre no próximo dia 9 de junho.
No rescaldo de um ano marcado pelos protestos dos agricultores europeus, será durante este novo mandato que irão decorrer novas negociações com vista à simplificação da própria PAC e à harmonização das regras ambientais, da mesma forma que será construído o novo quadro comunitário que vigorará a partir de 2027. Pelo que, para a CAP, é urgente e premente que os Partidos esclareçam os Agricultores sobre as suas propostas para a Agricultura Europeia.
O debate será moderado por Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, que realizará uma ronda de questões a cinco deputados candidatos ao Parlamento Europeu em representação da Aliança Democrática (AD), Partido Socialista, Chega, Iniciativa Liberal e Coligação Democrática Unitária (CDU).
O debate decorre na sede da CAP, em Lisboa, e contará igualmente com transmissão em direto através do Zoom e do Facebook da Confederação dos Agricultores de Portugal.