Pela primeira vez desde que Portugal é beneficiário da Política Agrícola Comum (a PAC), os apicultores poderão ser beneficiários diretos da mesma, à semelhança dos restantes produtores pecuários. Uma discriminação com mais de 30 anos está prestes a acabar, assim se cumpra a vontade do Governo.
São excelentes notícias para um setor que está a passar por tempos difíceis, entre novos problemas, como a seca e a vespa velutina, e velhos problemas como um mercado de mel altamente liberalizado e onde a suspeita de fraude é uma constante.
Nesta edição será dado destaque ao Fórum Nacional de Apicultura e à feira Nacional do Mel, que decorreram de 3 a 5 de Novembro no Fundão. Mais uma vez estes eventos demonstraram a vontade dos apicultores e das empresas que diariamente nos acompanham, em lutar pelo futuro desta atividade, e em mostrarem ao público português a qualidade dos seus produtos, ou seja, aquilo que tão bem sabem fazer.
Por fim, uma palavra para algo que consideramos de vital importância: a capacitação técnica dos apicultores portugueses: a FNAP viu aprovado financiamento para desenvolver atividades de disseminação de caráter técnico, económico e organizacional relacionada com a apicultura e que contribuirá para capacitar os ativos do setor apícola, designadamente nos domínios da competitividade e da organização de produção.
Este projeto inclui várias iniciativas de recolha e divulgação periódica de informações técnicas e de mercado, seminários, publicações e workshops de divulgação de conhecimento científico consolidado, entre outras.
Os objetivos são (1) aumentar a competitividade das explorações apícolas nacionais, (2) melhorar as capacidades técnicas dos apicultores nacionais, (3) disponibilizar a estes, informação económica e estatística, de forma rápida e periódica e (4) contribuir para a fixação das populações no meio rural, através da prática de uma atividade apícola competitiva, moderna e sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico.
Manuel Gonçalves – Presidente da Direção da FNA
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.