A estreia do PORTAS ABERTAS foi um sucesso. A CIM Viseu Dão Lafões, entidade organizadora em conjunto com a CVR Dão e com o apoio do Turismo de Portugal, apresentou de 13 a 15 de outubro, o melhor da região, aliando o enoturismo ao vinho e à gastronomia, privilegiando os produtos autóctones.
“Todos os caminhos foram dar ao Dão no passado fim-de-semana e o sucesso do lançamento da primeira edição do Dão Portas Abertas motiva-nos a continuar a promover esta região. Acreditamos que o Dão é um destino de enoturismo de excelência, que enaltece a riqueza da gastronomia e o caráter dos vinhos da região.” revela Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
A procura da primeira edição foi muito positiva, tendo esgotado as diversas provas realizadas nos seis produtores dispersos pela região designadamente a Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde), que proporcionaram experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas).
Os chefes Diogo Rocha, António Loureiro, Renato Cunha e Vítor Matos protagonizaram as sessões de show cooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região.
O objetivo de incentivar a exploração dos melhores destinos na região Centro, entre paisagens bucólicas e património natural e cultural, aproveitando o nome que o Dão já possui enquanto região vitivinícola, além de toda a sua tradição gastronómica, foi claramente alcançado junto da comitiva de jornalistas e operadores turísticos convidados.