O Crédito Agrícola, em parceria com a CONSULAI, lança o CA AgroTransição, um programa pioneiro de capacitação para a transição sustentável do sector agrícola. Destinado a agricultores e técnicos de Organizações de Produtores, este programa visa desenvolver competências e estratégias para a adopção de práticas agrícolas mais sustentáveis.
O programa, estruturado em torno de quatro eixos ambientais essenciais à prosperidade do sector primário, desde o clima e alterações climáticas, solo, água, até à biodiversidade e serviços de ecossistemas, integra, ainda, as dimensões socioeconómicas específicas do sector agrícola.
Sob o mote “O Futuro da Agricultura começa aqui”, o CA AgroTransição combina formação teórica, visitas de campo, workshops práticos e casos de estudo, permitindo aos participantes observar e aplicar, directamente no terreno, técnicas inovadoras e sustentáveis.
Entre Novembro de 2025 e Junho de 2026, ao longo de seis dias de formação, irá incluir:
- Quatro sessões de meio-dia, dedicadas a cada eixo ambiental, com foco em desafios e oportunidades reais;
- Duas sessões de dia inteiro, orientadas para a consolidação do conhecimento e para uma reflexão final.
Posteriormente, será criado um Guia de Boas Práticas de Campo, com recomendações para uma transição sustentável, resultante das aprendizagens-chave do programa.
Este programa é dirigido a agricultores Clientes do Crédito Agrícola e aos técnicos e produtores das quatro organizações e associações parceiras da iniciativa “Criar Valor na Sustentabilidade”, da CONSULAI, nomeadamente:
- ANPOC, do sector dos cereais praganosos;
- AgroMais, do sector da horticultura extensiva;
- Melro, do sector das pomóideas;
- Migdalo, do sector da amêndoa.
O CA AgroTransição representa uma aposta estratégica do Crédito Agrícola na mobilização do sector agrícola para uma transição sustentável, reforçando o posicionamento do Grupo como parceiro de referência no desenvolvimento do sector e impulsionando a adopção de práticas mais eficientes e resilientes ao longo de toda a cadeia agroalimentar.
Acompanhe o programa nas redes sociais e no site do Crédito Agrícola, onde serão divulgados vídeos com mensagens-chave e relatórios técnicos de cada sessão.
Fonte: Crédito Agrícola













































