Na região Entre Douro e Minho, área de mercado Entre Douro e Minho, verificou-se uma descida da cotação do pepino estufa à saída de produção (SP) de 13% e pimento verde estufa SP 10%, devido a um aumento da oferta.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, teve início a campanha de produção e comercialização do grelo de couve. Terminaram as campanhas de produção e comercialização da alface frisada/lisa de ar livre e feijão-verde “Achatado Direito estufa” e a campanha de comercialização da batata conservação branca/vermelha. As transações de tomate “Coração de Boi” e “Sulcado” estufa, foram muito discretas nos operadores acompanhados. Aproxima-se o fim da campanha do pimento verde ar livre SP, a oferta foi baixa e a cotação teve uma subida de 17%. Verificou-se um aumento da oferta e as cotações desvalorizaram para a couve “Lombardo” SP não calibrada 40% e “Brócolos” SP não calibrada 39%. As cotações da alface desvalorizaram, dado a procura ter sido menor, para a alface frisada estufa SP em 31% e para a lisa estufa SP 20%. Com concorrência de produto de fora e qualidade inferior, a cotação da curgete SP não calibrada teve uma descida de 14%. A cotação do grelo de nabo SP molho teve uma ligeira descida de 10%, devido à oferta e procura fracas.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, a maior parte da comercialização dos produtos hortícolas realiza-se em leilão. Verificou-se uma subida acentuada da cotação da couve-flor SP não calibrada e tomate “Chucha” SP médio em 100%, devido a um aumento da procura, menor oferta e melhor qualidade dos produtos comparando com a semana anterior. Uma maior procura com oferta quase nula e melhor qualidade dos produtos, valorizou as cotações do nabo com rama SP em 69%, feijão-verde “Riscadinho” SP 31%, beringela SP não calibrada 24% e abóbora “Tipo Francesa” SP 14%. Quanto às descidas, verificou-se uma diminuição da procura com oferta quase nula e produtos de qualidade inferior, o que levou a uma desvalorização das cotações do tomate “Coração de Boi” SP grado em 66%, “Redondo maduro” SP grado 45%, couve “Brócolos” SP não calibrada 40% e alface frisada SP não calibrada 16%. Uma redução da procura com uma oferta alta e produtos de qualidade inferior, levaram a uma descida das cotações do tomate “Redondo” SP grado em 52%, “Redondo” SP médio 46%, pepino SP não calibrado 36% e tomate “Chucha” SP grado 25%. A cotação do pimento verde SP não calibrado teve uma descida de 47%, devido a uma diminuição da procura. Descida também das cotações da curgete SP não calibrada em 31% e couve “Repolho Tipo Coração” SP 13%, em consequência de uma procura e oferta menores, e qualidade dos produtos inferior. As cotações do pimento vermelho SP não calibrado e da couve “Lombardo” SP não calibrada, tiveram uma descida em 28% e 25% respetivamente, devido a uma diminuição da procura, aumento da oferta e produtos de pior qualidade.
No Algarve, área de mercado Aljezur, teve início a campanha de produção e comercialização da batata-doce, com oferta suficiente para a procura e de boa qualidade

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Cotações – Produtos Hortícolas – 27 de outubro a 2 de novembro de 2025












































