Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 13 a 19 Maio 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

As cotações médias nacionais dos novilhos e novilhas de 12-18 meses, de raça Turina e cruzado de Charolês, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região do Entre Douro e Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. Nas duas áreas de mercado desta região, Entre Douro e Minho e Ribadouro, as cotações pautaram-se pela estabilidade em relação à semana anterior.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de bovinos foram fracas, em todas as áreas de mercado Viseu, Coimbra e Aveiro. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de bovinos foi abundante na área de mercado de Castelo Branco e média na Guarda e a procura foi média em ambas as áreas de mercado Castelo Branco e Guarda. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de bovinos foram médias. As cotações mantiveram-se estáveis em todas as categorias e áreas de mercado, em relação à semana anterior.

No Alentejo a oferta e a procura de bovinos foram médias nas áreas de mercado de Elvas, Beja, Estremoz e Alentejo Litoral. Na área de mercado do Alentejo Norte e Évora a oferta foi média e a procura animada.

Évora

Na área de mercado de Évora as vacas de abate cruzado de Charolês desceram 50 cêntimos/Kg na cotação min. e máx. e a cotação mais frequente desceu 80 cêntimos/Kg. As vitelas de 6 a 8 meses cruzado de Charolês desceram 10 cêntimos/Kg na cotação min. , cotação máx. e mais frequente desceram 5 cêntimos/Kg.

Os vitelões macho e fêmea de 8 a 12 meses cruzado de Charolês desceram 10 EUR/UNID. na cotação mais frequente. Os vitelos de 6 a 8 meses cruzado de Charolês desceram 5 cêntimos/Kg na cotação mínima, 10 cêntimos/Kg na cotação máxima e 10 cêntimos/Kg na cotação mais frequente. Verificando-se manutenção das cotações nas restantes categorias e áreas de mercado.

A tendência da Bolsa do Bovino foi de descida de 2 cêntimos/kg nos novilhos/as e de manutenção das cotações nas restantes categorias.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia quer maior transparência na comunicação de preços na cadeia de abastecimento
Próximo Crédito Agrícola: 6ª Edição do prémio Empreendorismo e Inovação para a Agricultura

Artigos relacionados

Sugeridas

Atrasos na execução dos fundos aumentam risco sobre orçamento europeu, alerta Tribunal de Contas Europeu

As autorizações orçamentais por liquidar, na União Europeia (UE), atingiram um novo recorde de 267,3 mil milhões de euros, em 2017. […]

Nacional

UE aprova substância activa florpirauxifen-benzilo para herbicidas na cultura do arroz

A Comissão Europeia aprovou a substância activa florpirauxifen-benzilo, utilizada em herbicidas para a cultura do arroz. O pedido foi entregue pela Dow AgroSciences, […]

Notícias mercados

Governo assegura que não há “qualquer alerta” do setor devido a armazenagem de azeite

[Fonte: Observador] O mercado do azeite sofreu um rombo pela quebra nos preços em Portugal e Espanha e a Comissão Europeia adoptou uma medida excecional para o armazenamento, […]