Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 13 a 19 Maio 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

As cotações médias nacionais dos novilhos e novilhas de 12-18 meses, de raça Turina e cruzado de Charolês, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região do Entre Douro e Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. Nas duas áreas de mercado desta região, Entre Douro e Minho e Ribadouro, as cotações pautaram-se pela estabilidade em relação à semana anterior.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de bovinos foram fracas, em todas as áreas de mercado Viseu, Coimbra e Aveiro. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de bovinos foi abundante na área de mercado de Castelo Branco e média na Guarda e a procura foi média em ambas as áreas de mercado Castelo Branco e Guarda. As cotações mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de bovinos foram médias. As cotações mantiveram-se estáveis em todas as categorias e áreas de mercado, em relação à semana anterior.

No Alentejo a oferta e a procura de bovinos foram médias nas áreas de mercado de Elvas, Beja, Estremoz e Alentejo Litoral. Na área de mercado do Alentejo Norte e Évora a oferta foi média e a procura animada.

Évora

Na área de mercado de Évora as vacas de abate cruzado de Charolês desceram 50 cêntimos/Kg na cotação min. e máx. e a cotação mais frequente desceu 80 cêntimos/Kg. As vitelas de 6 a 8 meses cruzado de Charolês desceram 10 cêntimos/Kg na cotação min. , cotação máx. e mais frequente desceram 5 cêntimos/Kg.

Os vitelões macho e fêmea de 8 a 12 meses cruzado de Charolês desceram 10 EUR/UNID. na cotação mais frequente. Os vitelos de 6 a 8 meses cruzado de Charolês desceram 5 cêntimos/Kg na cotação mínima, 10 cêntimos/Kg na cotação máxima e 10 cêntimos/Kg na cotação mais frequente. Verificando-se manutenção das cotações nas restantes categorias e áreas de mercado.

A tendência da Bolsa do Bovino foi de descida de 2 cêntimos/kg nos novilhos/as e de manutenção das cotações nas restantes categorias.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia quer maior transparência na comunicação de preços na cadeia de abastecimento
Próximo Crédito Agrícola: 6ª Edição do prémio Empreendorismo e Inovação para a Agricultura

Artigos relacionados

Sugeridas

AgroVida julho – Agricultura a caminho da irrelevância – editorial de Teresa Silveira

Primeiro foi o esvaziamento do super-Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, tutelado por Assunção Cristas […]

Nacional

Incêndios: Limpeza de mato nada garante se não se alterar ocupação do solo – João Catarino

A limpeza do mato “nada garante” quanto à ocorrência de incêndios se não houver uma efetiva alteração da ocupação do solo, com apoios aos proprietários, afirma o secretário de Estado das […]

Dossiers

Oferta de emprego – Enólogo – Vila Real

Empresa de referência, sediada no Cima Corgo (zona do Pinhão), produtora de vinhos (Porto e Douro), procura enólogo/enólogo estagiário […]