[Fonte: Agricultura e Mar]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona de mesa
Foi dada por iniciada a campanha de comercialização de azeitona de mesa na área de mercado de Freixo-de-Espada à Cinta e prosseguiram as campanhas nas áreas de mercado de Elvas e Castelo Branco.
A azeitona de sequeiro apresentava-se com pouca qualidade e calibre, devido às condições meteorológicas registadas ao longo do último semestre (seca e altas temperaturas). Por isso, muita azeitona que inicialmente se destinaria à indústria conserveira foi desviada para a produção de azeite.
Globalmente, a procura excedia a oferta e não havia dificuldades no escoamento da azeitona com calibre e qualidade.
As cotações variaram entre o mínimo de 0,40€/kg (azeitona não diferenciada) e o máximo de 0,80€/kg (azeitonas galega e negrinha).
Portugal é exportador líquido de azeitonas de conserva. Em 2016, o saldo comercial português neste produto atingiu o valor de 22,8 milhões de euros, o que representou um aumento de 42%, relativamente a 2015.
Azeitona para azeite
Na semana em análise, foram registadas cotações de azeitona para azeite nas áreas de mercado Alentejo Sul, Alentejo Central, Alentejo Norte e Beira Interior.
Devido às condições meteorológicas registadas ao longo do último semestre (seca e altas temperaturas), a azeitona dos olivais de sequeiro que não caiu encontrava-se mirrada. A azeitona dos olivais de regadio era de boa qualidade.
Como não houve problemas fitossanitários os frutos estavam sãos. A procura excedia a oferta e não havia dificuldades no escoamento. Alguns lagares espanhóis de Castela-a-Mancha estavam a comprar azeitona em Portugal.
As cotações variaram entre o mínimo de 0,35€/kg e o máximo de 0,55€/kg.
Azeite
Na UE, os stocks finais de azeite da campanha 2016-2017 deverão ser inferiores em 40% aos da campanha anterior. Na nova campanha 2017-2018, o volume de produção de azeite na UE poderá ser superior ao da campanha anterior, que foi muito fraca, mas deverá ficar abaixo do volume médio das últimas 5 campanhas.
Os preços no produtor deverão baixar, permanecendo, contudo, acima dos preços médios das últimas 5 campanhas. O consumo interno e as exportações não deverão registar variações significativas em volume, em relação à campanha anterior.
Em Espanha, o maior mercado mundial de azeite, os preços no produtor voltaram a descer na semana 46, face à maior oferta de azeite tunisino e à entrada no mercado dos novos azeites virgem extra portugueses.
Segundo a revista espanhola Olimerca, operadores italianos estavam a comprar azeite virgem extra em Portugal ao preço de 3,50€/kg.
No nosso País, prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2017-2018. Não foram acompanhadas transacções a granel, apenas transacções em garrafão de 5 litros.
As cotações do azeite virgem extra engarrafonado variaram entre o mínimo de 4,23€/litro e o máximo de 4,80€/litro.
As cotações do azeite virgem engarrafonado variaram entre o mínimo de 4,00€/litro e 4,70€/litro.
Comércio internacional
A procura mundial de azeite continua a aumentar, impulsionada, principalmente, pela procura nos EUA, China, Brasil e Japão, que no seu conjunto absorveram 63% das exportações da UE, nos primeiros 10 meses da campanha 2016-2017 (EUA 40%). Entre 2003 e 2016, a China quase quadruplicou as suas importações de azeite da UE, sendo actualmente o quarto destino, depois dos EUA, Japão e Brasil.
As exportações de azeite da UE para o Brasil, o principal destino do azeite português exportado, recuperaram ligeiramente na campanha 2016-2017, após 3 anos de declínio resultante da crise económica. Apesar da fraca produção europeia na campanha 2016-2017, as exportações de azeite pela UE nos primeiros 10 meses da campanha aumentaram 1%, relativamente ao período homólogo anterior.
Em Portugal, face à quebra de produção na campanha 2016-2017 (-36%), relativamente à campanha anterior, as exportações de azeite diminuíram 11% em volume.
Agricultura e Mar Actual