Durante dois dias, 24 e 25 de Novembro, a CAP reúne os dirigentes de todas as suas associadas, em Tomar, para analisar o futuro da atividade agrícola neste país, onde o Governo acaba de anunciar a extinção das Direções Regionais de Agricultura.
A Confederação reúne o seu órgão plenário, o Conselho de Presidentes, esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de Novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar. O evento representa o ponto de encontro dos mais de 250 associados e regista o balanço das atividades da organização, bem como a definição dos eixos de atuação para os próximos anos.
O Conselho acontece num momento que a CAP considera da maior gravidade, dado o anúncio formal, por parte do Conselho de Ministros, da extinção das Direções Regionais de Agricultura e da transferência das suas competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Já tendo a Confederação assumido publicamente a sua oposição absoluta a tal decisão, que considera abusiva, absurda, antidemocrática e inaceitável, a reunião plenária servirá para identificar as iniciativas de oposição e de protesto a tomar pelos agricultores, que exigem a reversão da medida, a qual, a concretizar-se, ditará o fim do Ministério da Agricultura.
A análise à execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e ao sistemático atraso no pagamento das ajudas aos agricultores também faz parte do programa desta reunião magna, tal como as preocupações relativas à adequação e à aplicabilidade do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), aprovado pelo Governo e elaborado sem auscultação ao setor.
Este Conselho de Presidentes marca o 47º aniversário da CAP e realiza-se no Hotel dos Templários em Tomar nos dias 24 e 25 de Novembro.
SOBRE A CAP:
Fundada em 25 de Novembro de 1975, a Confederação dos Agricultores de Portugal é a organização socioprofissional agrícola, que agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em Federações, Adegas, Associações Regionais, Associações Especializadas e Cooperativas. Detentora desde 1977 do estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social, integra a Comissão Permanente de Concertação Social. Desde 1986 tem assumido a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da União Europeia.
Artigo publicado originalmente em CAP.
9.º Conselho de presidentes da CAP – 24 a 25 de novembro – Tomar