O Conselho de Ministros espanhol aprovou na passada semana uma proposta do Ministério da Agricultura para implementar um conjunto de medidas de apoio a mulheres de meios rurais. De acordo com o Executivo espanhol, o objetivo é promover o papel das mulheres no desenvolvimento rural.
De acordo com o Governo espanhol, é importante reforçar o papel das mulheres em contexto rural e desacelerar o despovoamento nestas regiões, impulsionando a integração de mulheres em atividades de interesse económico em zonas rurais, nomeadamente através da promoção do empreendedorismo agrícola. Outro dos objetivos passa por favorecer o acesso das mulheres a órgãos de governação de entidades relacionadas com a atividade agrícola e com o desenvolvimento rural.
A proposta prevê a disponibilização de subvenções para financiar atividades formativas a entidades associativas de mulheres rurais que estejam legalmente constituídas. A gestão destes apoios estará a cargo do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol através da Direção Geral de Desenvolvimento Rural, Inovação e Política Florestal.