Os parceiros do projeto Europeu I-RESTART reuniram, em Múrcia, nos passados dias 23 e 24 de setembro, com o intuito de coordenar as próximas ações a desenvolver.
O consórcio, composto por 27 parceiros de 11 países, liderado pela Universidade de Turim, visa requalificar e melhorar as competências digitais para os sectores agroalimentar, da produção animal e veterinário, considerando todas as orientações do Pacto para as Competências (a iniciativa da Comissão Europeia para as competências), e as conclusões obtidas pelo projeto FIELDS.
A CONFAGRI, sendo única entidade portuguesa a integrar o consórcio, tem contribuído no desenvolvimento de novas competências através da criação de novos curricula relacionados com a produção animal (estando outros parceiros mais focados nas competências necessárias para a agroindústria e veterinária).
Após esta reunião presencial com todos os parceiros, foi possível testemunhar não apenas os resultados que já têm vindo a ser apurados, mas sobretudo o bom encaminhamento dos trabalhos, sendo possível dizer que, em breve, os impactos do projeto serão visíveis um pouco por toda a indústria europeia.
De facto, os conteúdos a desenvolver e a certificação de aprendizagem através de micro- credenciais, indicam que o I-RESTART irá facilitar a transferência de competências intersectoriais e colmatar o fosso entre gerações e setores, garantindo uma melhor preparação alinhada com novas diretivas de sustentabilidade delineadas pela União Europeia.
Assim, a CONFAGRI e as entidades do consórcio I-RESTART estão empenhadas em garantir padrões inclusivos, flexíveis e envolventes tanto para estudantes, como para trabalhadores já inseridos dentro, e fora, do agroalimentar, para que os conteúdos formativos possam ser usufruídos da forma mais adequada às necessidades dos seus destinatários.
Fonte: CONFAGRI