O INIAV lançou um Concurso Fotográfico dedicado à conservação da bio-diversidade através da divulgação das raças autóctones de espécies pecuá-rias e caninas, que constituem o património histórico e cultural português.
Desconhecidas do grande público, e alvo de extinção e erosão genética, as raças autóctones constituem um património genético a salvaguardar e preservar, traduzido numa grande rusticidade e capacidade de adaptação a condições climáticas severas e de alimentação escassa. Para contrariar este desconhecimento, o Polo de Inovação da Fonte Boa do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) promove um Concurso de Fotografia sobre Raças de Animais Autóctones de Portugal (Regulamento em anexo).
O Concurso contempla 9 modalidades, uma por cada grupo de espécie autóctone oficialmente reconhecidas (8), e mais uma para raças não autóctones. As espécies e as raças podem ser consultadas no Catálogo Oficial de Raças Autóctones Portuguesas (site da DGAV): Asininos (2 raças), Bovinos (16), Caprinos (6), Equinos (4), Galináceos (4) Perús (1), Ovinos (16), Suínos (3), Canídeos (11).
O Concurso está aberto até 30 de abril, a maiores de 18 anos, residentes em Portugal continental e Ilhas. Cada concorrente pode apresentar até 3 fotografias, enviadas por email para o endereço news.fonteboa@iniav.pt
As fotografias devem ser enviadas sem assinatura ou marca de água, em formato jpeg de baixa resolução (72 dpi, 1000 do lado maior) ou link para download das mesmas (pode usar-se o WeTransfer), mas versões em alta resolução devem ser salvaguardadas pelos participantes.
Os autores premiados serão contactados até 25 de maio para poderem enviar as versões em alta resolução que constituirão a Exposição a apresentar na Feira Nacional da Agricultura em Junho de 2024.
O Concurso atribuirá um Grande Prémio (750€), nove 1ºs Prémios por Modalidade, nove 2ºs Prémios por modalidade, cinco Menções Honrosas.
A iniciativa conta com o apoio do CNEMA, da CAP, da DGAV, do Instituto Português de Fotografia, da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos (SPREGA) e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém.
→ Consulte aqui o regulamento ←
O artigo foi publicado originalmente em CAP.