No passado dia 4 de julho teve lugar o 1.º Simpósio internacional da cereja da Feira de Inovação do Fundão.
Este simpósio contou com o apoio à organização, do Município do Fundão, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências.
Durante este simpósio foram abordados vários temas desde as alterações climáticas e possíveis estratégias para a fileira da cereja se poder adaptar, até aos resultados de inovação aplicada do projeto PRR P2Resilis, onde se abordou a a linha de trabalho relacionada com a poda em verde e ainda a gestão da rega em cenários de escassez com uma comunicação do centro Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura.
Paralelamente foram ainda abordados o tema da proteção fitossanitária com uma comunicação sobe métodos alternativos para controlo a drosophila e sobre vetores de Xylella fastidiosa. Foi ainda bordado o tema da pós-colheita, com apresentação do projeto ProPrunus e uma comunicação sobre os últimos avanços tecnológicos nesta área com o intuito da longa conservação, com a comunicação de um especialista da Universidade Católica do Chile.
Foram ainda abordados novos métodos de condução na cultura da cerejeira com uma comunicação de um especialista da Universidade de Michigan do Estados Unidos da América.
Foi uma oportunidade única de partilha e discussão dos mais recentes desenvolvimentos na cultura da cereja. Deixamos aqui algumas fotos do evento.
Fonte: COTHN