Comissão interprofissional da batata de França lança site “Batatas à Mesa”

Comissão interprofissional da batata de França lança site “Batatas à Mesa”

O site “Batatas à Mesa”, lançado recentemente pela Comissão Nacional Interprofissional da Batata (CNIPT), de França, pretende ser uma «nova vitrina da batata francesa» e disponibiliza informações sobre batata vendida em fresco e a sua confecção. O conceito “Batatas à Mesa” também conta com uma página no Facebook e um canal no YouTube, «onde poderá encontrar uma grande variedade de receitas e conselhos nutricionais», refere um comunicado da CNIPT.

Segundo o comunicado, este site – batatasamesa.com – é dirigido «tanto a profissionais como a apreciadores de cozinha em Portugal» e, através dele, «profissionais do sector, futuros chefes de cozinha, cozinheiros, influenciadores e outros prescriptores têm agora todas as chaves em mãos para seleccionar as batatas certas e criar uma variedade de receitas, tanto tradicionais como inovadoras». O site disponibiliza receitas com batata – sendo referido que «para cada receita é aconselhável seleccionar as batatas de acordo com a receita e as especificidades culinárias de cada variedade» –, dicas e recomendações sobre a selecção e conservação das batatas, informações sobre «os seus muitos benefícios nutricionais», sobre a história da batata, as suas origens e a evolução da sua utilização ao longo dos anos.

O site inclui igualmente vídeos de receitas desenvolvidas com chefes de cozinha em masterclasses destinadas a alunos de escolas portuguesas de hotelaria, as quais foram realizadas através da campanha “Taste France”, «em associação com outros produtos emblemáticos da gastronomia francesa, tais como o foie gras e frutas e legumes frescos». Estão disponíveis cinco masterclasses de uma hora, com apresentação do chef Luís Machado, que foram transmitidas em directo e que podem ser visionadas em replay, sendo que «cada uma das receitas é elaborada com batatas francesas e cada método de cozedura é utilizado».

Ao nível da selecção deste produto, a CNIPT salienta que «existem três famílias principais de batatas: “a vapor ou cozidas”, que têm polpa firme e que aguentam bem durante a cozedura; “no forno ou em puré”, com uma textura mais untuosa; “as fritas”, especificamente seleccionadas para obter batatas fritas untuosas no interior, estaladiças na parte exterior e que absorvem pouco óleo». A entidade realça ainda que «as batatas têm poucas calorias» – «contêm 78% de água e apenas 0,3% de gordura» – e que, «a vapor ou cozidas, são um excelente aliado para refeições leves e saudáveis».

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Ministra da Agricultura portuguesa participa na abertura da Biofach 2021
Próximo "Cada fogo destrói anos de captura de carbono"

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Frutos Frescos e Secos – 30 de agosto a 5 de setembro 2021

Abacate – No Algarve, terminou a campanha de produção e comercialização deste fruto […]

Sugeridas

Plataforma Sabores com Raça

Trata-se de uma plataforma online que nasceu do desejo de apoiar os criadores e agrupamentos de produtores na venda e distribuição dos seus produtos de forma mais ágil e mais […]

Dossiers

Governo vai criar linha de crédito para agricultores do Estatuto de Agricultura Familiar

O Governo está a preparar uma linha de crédito entre três mil a cinco mil euros por beneficiário para os agricultores que aderirem ao recém-criado Estatuto de Agricultura Familiar, […]