A colheita de Pera Rocha dos Associados da ANP em 2024 foi de 114 75G toneladas, o que representa um ligeiro aumento (5,7%) relativamente à colheita de 2023 e cerca de metade da colheita de 2021.
Devido às condições climáticas e fitossanitárias registadas ao longo da campanha e principalmente na sua fase final, esperam-se quebras significativas na fruta já armazenada nas Centrais Fruteiras. Na prática, é expectável que o aumento registado (5,7%) não seja efetivo e que a quantidade de Pera Rocha comercializável seja igual ou inferior à campanha passada (Campanha de 2023).
Trata-se da segunda pior colheita da última década e do terceiro ano consecutivo com menos 50% de peras, muito abaixo do potencial produtivo. No entanto, o setor mantém o compromisso de fornecer prioritariamente os clientes habituais com a qualidade de sempre e a dignificação da Rocha do Oeste DOP. Salientamos a necessária colaboração de todos para assegurar a sustentabilidade dos produtores e deste nosso fruto tão especial.
Fonte: ANP