O CoLAB ForestWISE Open Day realizou-se na sede deste CoLAB, no Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e reuniu os principais players nos domínios da floresta e do fogo, nomeadamente universidades, empresas, entidades públicas, associações, centros de interface, entre outros parceiros estratégicos, nacionais e internacionais.
Nesta iniciativa, que contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer várias estações temáticas interativas, nas quais a equipa do CoLAB apresentou os seus projetos em resposta aos principais desafios da floresta e do fogo. Valorização e digitalização da floresta, estratégias de defesa contra incêndios, bioeconomia e formação e capacitação, foram alguns dos temas abrangidos pelas estações temáticas, e que estão de acordo com as Linhas de Trabalho deste CoLAB.
“Felicito toda a equipa do CoLAB ForestWISE pelo notável trabalho que têm vindo a realizar pela floresta, pela economia e pelo desenvolvimento sustentável do nosso país. A fileira florestal é verdadeiramente transformadora, com impactos sociais e financeiros de grande relevância. Ao longo destes seis anos, o CoLAB ForestWISE tem desempenhado um papel fundamental ao promover a investigação, a inovação e a gestão integrada da floresta e do fogo. Com esta abordagem, baseada no conhecimento e na criação de valor acrescentado, estamos a preparar o país para enfrentar os desafios futuros e a consolidar a nossa posição numa economia cada vez mais sustentável”, disse o Secretário de Estado João Rui Ferreira, na abertura do evento.
Carlos Fonseca, CTO do CoLAB ForestWISE, destacou, neste evento, a relevância estratégica do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Laboratório Colaborativo:
“Ao longo destes seis anos, o CoLAB ForestWISE tem-se afirmado como uma entidade de referência na inovação e na criação de soluções tecnológicas que contribuem para o aumento da gestão florestal sustentável em Portugal, da competitividade do setor florestal português e para a redução das consequências negativas dos grandes incêndios rurais. Continuamos comprometidos em contribuir para uma floresta mais sustentável e economicamente atrativa, num momento difícil para o mundo rural nacional e para o país”.
Já Miguel Silveira, Presidente do Conselho de Administração do CoLAB ForestWISE e Administrador Executivo da Altri Florestal, reforçou a importância da colaboração para o futuro do setor, afirmando que “o CoLAB ForestWISE é um excelente exemplo de como a cooperação entre diferentes atores da sociedade, nomeadamente empresas, entidades públicas e universidades, pode ser diferenciador e transformador para a gestão integrada da floresta e do fogo.”
Tendo comemorado 6 anos de existência, ontem, dia 29 de setembro, o CoLAB ForestWISE possui 16 associados, provenientes de diversas áreas, nomeadamente empresas e indústrias (Altri Florestal, Amorim Florestal, E-REDES, DS Smith Paper Viana, REN, Sonae Arauco e The Navigator Company), universidades (INESC TEC, Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa, Universidades de Aveiro, Coimbra, Évora e Trás-Os-Montes e Alto Douro) e entidades públicas (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais – AGIF, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA). A sua atividade está baseada numa agenda estratégica que pretende responder às prioridades nacionais e às necessidades dos domínios da floresta e do fogo em Portugal. Para tal, possui uma equipa multidisciplinar, de quase 50 pessoas, que lhe permite atuar de forma integrada, promovendo soluções inovadoras e tecnológicas que beneficiam o setor florestal e a sociedade como um todo.
Fonte: CoLAB ForestWISE