Chuvas de dezembro permitem que barragens do Alentejo recuperem capacidade de armazenamento

Chuvas de dezembro permitem que barragens do Alentejo recuperem capacidade de armazenamento

No final do mês de dezembro, as bacias hidrográficas do Alentejo registaram um aumento no volume armazenado, segundo dados do SNIRH- Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. 

Em termos de barragens, na bacia do Sado existem nove albufeiras com menos de metade da sua capacidade de armazenamento, sendo a barragem de Campilhas o caso mais grave, com apenas 8.6% de reserva de água, enquanto Monte da Rocha se fixa nos 10%, Fonte Serne (29.8%), Monte Gato (27.9%), Monte Migueis (25.7%), Odivelas (31.7%), Pego do Altar (25.9%), Roxo (16.4%) e Vale do Gaio (45.2%). Na bacia do Sado apenas Alvito não se encontra em situação preocupante, com 65.1% de armazenamento. 

Quanto ao Guadiana, duas albufeiras apresentam capacidade superior a 50%, sendo Alqueva com 69.2% e Monte Novo 55.6%.

Abrilongo com 43.7% e Enxoé com 48.4% já apresentam capacidade superior aos 40%. Beliche (32.6%) Caia (29%), Lucefecit (37.8%), Odeleite (39.4%) e Vigia (21.8%) são as restantes barragens da bacia do Guadiana que apresentam níveis mais baixos, embora tenham recuperado parte da sua capacidade devido ás chuvas de dezembro.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Campanário .

Comente este artigo
Anterior Tomato Leaf Curl New Delhi Virus (ToLCNDV) - Informação
Próximo Escola Superior Agrária de Coimbra vai realizar duas palestras na área da Agricultura Biológica - 6 de janeiro

Artigos relacionados

Últimas

Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz terá concurso público lançado dentro “de poucas semanas”, avança Ministro da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] O concurso público para a empreitada de construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz será lançado até meados de setembro, […]

Últimas

O ICNF deixa de autorizar o espantamento de aves com arma de fogo

A legislação de proteção das espécies da fauna prevê um regime excecional, em que os atos e as atividades proibidos […]

Dossiers

Ecoregimes e modelos de desempenho vão dominar reforma da PAC

A nova ‘arquitetura verde’ proposta pela Comissão Europeia para a reforma da PAC está longe de ser consensual entre Estados-membros e será um dos ‘temas quentes’ nas negociações nos próximos meses. […]