|
|
|
|
|
– 13-09-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Champanhe: Potencial do mercado motiva forte campanha de promo��o em PortugalO consumo de champanhe triplicou em Portugal entre 1990 e 2005 e o potencial no país levou o Comit� Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC) a apostar numa forte campanha de promo��o, que em Setembro inicia nova etapa. Segundo fonte daquele comit�, em 2005 Portugal importou 600 mil garrafas de champanhe, o que motivou o CIVC a apostar na promo��o junto de determinados nichos de mercado, sob o lema "A Origem � a alma do Champanhe". "O objectivo não � um aumento imediato e exponencial das vendas, mas sim apostar numa estratégia qualitativa, que visa atingir a franja da popula��o que aprecia e valoriza este produto e intermedi�rios como chefes e ‘sommeliers’, canal horeca (hotelaria, restaura��o e cafetaria) e importadores e distribuidores de champanhe em Portugal", referiu. Neste ambito, e depois de várias ac��es de degusta��o, provas e ac��es de harmoniza��o com gastronomia realizadas no primeiro semestre de 2007, que culminaram em Maio na apresentação de um estudo sobre a notoriedade e perfil do consumidor de Champanhe em Portugal, o CIVC aposta a partir de Setembro na forma��o, com ac��es dirigidas a jornalistas e alunos de hotelaria e restaura��o. A primeira iniciativa decorrer� dia 28, no Algarve, com a realiza��o de uma aula pr�tica num restaurante de um ‘resort’ em Olh�o, sob orienta��o da formadora Teresa Gomes e do ‘chef’ Ricardo Ferreira. O objectivo, adianta a organiza��o, � "mostrar que o Champanhe não � somente para as celebra��es mas para ser saboreado em qualquer ocasi�o". Nesta ac��o, os convidados e alunos teráo uma explica��o te�rica, acompanhada da degusta��o, de cada uma das combina��es que fazem parte do menu. Segue-se, em Outubro, uma ac��o similar na Quinta das L�grimas, em Coimbra, apostada em "criar combina��es perfeitas entre o Champanhe e a gastronomia". "A forma��o � fundamental e, ao longo deste período, vai ser real�ada com diversos cursos e provas dirigidas aos futuros profissionais da área", refere o CIVC, adiantando que, "de norte a sul do país, várias escolas de hotelaria v�o abrir as portas ao mundo do Champanhe". "Com cursos definidos especificamente para o efeito, os estudantes de turismo e hotelaria v�o poder aprofundar os seus conhecimentos quanto � origem do Champanhe, suas caracterásticas, hist�ria e diversidade, sendo desafiados a colocar os seus conhecimentos em pr�tica com a elabora��o de pratos que combinem com Champanhe", adianta. Na base desta nova campanha de promo��o do Champanhe, o CICV diz estar, tal como na anterior, a intenção de "salientar e diferenciar as caracterásticas de uma bebida, muitas vezes ‘confundida’ com espumante, mas que � detentora de caracterásticas �nicas e inigual�veis". Segundo os dados do comit�, Portugal nunca foi para além da 22� posi��o (atingida em 2002) entre os principias importadores de Champanhe, situando-se, habitualmente, entre o 20� e o 30� lugares deste ‘ranking’. Contudo, destaca, nos �ltimos anos a evolu��o no mercado portugu�s tem sido "claramente positiva", com a triplica��o do consumo de Champanhe entre 1990 e 2005 a atestar "o potencial de expansão deste produto" no mercado portugu�s. No contexto mundial, o ano de 2006 destacou-se pela positiva na hist�ria do Champanhe, com 321,7 milhões de garrafas vendidas. O ano passado foi, assim, o 5� ano de crescimento consecutivo das vendas, com um crescimento global de 4,6 por cento, assumindo-se como o segundo melhor da hist�ria do Champanhe desde 1999. Em quantidade, o Reino Unido destaca-se como principal importador mundial de Champanhe, seguido dos EUA e da Alemanha. A China e a �ndia, com um aumento de 50 e 125 por cento, respectivamente, assumem-se como mercados emergentes. Segundo os dados do CIVC, do volume total de neg�cios do Champanhe, na ordem dos quatro milhões de euros, cerca de metade resulta da exportação.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post