Entre os dias 27 de abril e 1 de maio, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá participar na 39ª Ovibeja, a maior feira agrícola do país, que este ano tem como tema “Comunicar: um Grande Desafio para Agricultura”. A programação do CEBAL irá oferecer seminários, conferências, sessões práticas, showcooking e provas gastronómicas. A comemorar 15 anos de atividade, com estreita ligação à região e à comunidade, e agora com uma imagem renovada, o CEBAL, ao longo dos 5 dias de feira, vai também abrir as portas aos visitantes da Ovibeja no seu stand, localizado no pavilhão institucional, dando a conhecer os rostos dos investigadores e o trabalho que desenvolvem.
Em mais detalhe, o CEBAL inicia a sua programação no dia 27 de abril, quinta-feira, pelas 11h30, com o seminário “Valorização de Subprodutos da Produção de Amêndoa”, a decorrer no Auditório da Expobeja. A sessão pretende promover a discussão sobre a valorização de subprodutos resultantes da produção de amêndoa em Portugal e as oportunidades da utilização destes subprodutos na alimentação animal. A inscrição prévia é necessária através do formulário https://bit.ly/3opfByb.
No mesmo dia, pelas 16h00, mas no stand institucional do CEBAL, decorrerá o “Roadshow Tecnológico de Valorização Integrada do Cardo | O Cardo na Valorização dos Queijos DOP”. Nesta sessão, no âmbito do projeto de transferência de Tecnologia “CynaraTeC”, serão abordados os temas relacionados com a importância da multifuncionalidade do Cardo para a sua valorização, bem como a utilização do Cardo no fabrico de Queijos DOP.
Ainda no dia 27 de abril, pelas 17h, no Auditório da ACOS, realizar-se-á a sessão Soro de Leite – Grandes Oportunidades. Da Realidade do Setor do Queijo à Valorização Económica do Subproduto Soro. Nesta sessão, que se desenvolve no âmbito do projeto LactoMTeC, o objetivo passa por abordar os principais desafios para a valorização económica do soro residual das queijarias, apresentando o mapeamento e diagnóstico do setor do queijo realizado pela equipa do projeto, bem como o valor de mercado do soro de leite.
No dia 28 de abril, sexta-feira, o tema será dedicado ao Montado e estará a decorrer, pelas 11h, no stand do CEBAL “À Descoberta do nosso Montado: Quem Sabe Mais?”. Um jogo para todos os públicos, que promete informar, educar e sensibilizar de uma forma descontraída e muito divertida.
A programação continua no dia 29 de abril, com o evento gastronómico “Showcooking – Os Frutos Secos na Nossa Alimentação”, a decorrer pelas 12h, no espaço institucional da CIMBAL. Este Showcooking, realizado no âmbito do projeto de transferência de Tecnologia “Inov-Amendo-AL”, terá como convidados a Drª Lívia Fernandes, nutricionista clínica, que irá abordar o papel dos frutos secos na nutrição funcional, e o Chef João Mourato, do restaurante Herdade Quetzal, Vidigueira, mostrando a aplicabilidade dos frutos secos na cozinha tradicional alentejana.
Pelas 14h30, no auditório da ACOS, o CEBAL realiza a conferência “Ciência a Comunicar para os setores Agrícola e Agroalimentar”, um momento que destaca a comunicação e divulgação da Ciência e o seu papel na transferência de conhecimento e tecnologia para o setor agrícola e agroalimentar, que objetiva um encontro entre cientistas, produtores e atores relacionados, envolvendo também a esfera política, numa reflexão conjunta dos desafios, fragilidades e oportunidades desta relação entre partes para uma maior integração e uso do conhecimento científico pelas empresas e pela sociedade em geral. Esta conferência conta também com a participação da Investigadora e Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Elvira Fortunato.
No domingo, dia 30 de abril, as iniciativas serão todas desenvolvidas no stand institucional do CEBAL, com sessões de informação, mostra de produtos e provas gastronómicas no âmbito dos projetos de transferência de conhecimento e tecnologia “LactoMTeC”, “CynaraTeC” e “OleoAdapt”, abrangendo os setores do queijo e do azeite. A programação inicia-se pelas 11h30 com o momento dedicado ao “Soro de Leite: de Subproduto da Queijaria a Ingrediente de Luxo em Produtos e Suplementos Alimentares”.. Segue-se pelas 14h00 a ação CynaraTeC – transferência de tecnologia para a valorização multifuncional da flor e da folha do cardo – O Cardo e os Queijos DOP”, e termina pelas 16h com a prova “OLEAdapt – Distribuição das variedades de oliveira em Portugal – Prova de azeites monovarietais”.
No último dia de feira, 1 de maio, acontece pelas 11h, no auditório da ExpoBeja o último seminário sobre “O Papel da Biorrefinaria num Alentejo em Mudança”, que abordará a valorização da biomassa lenhocelulósica agrícola e agroalimentar, casos de estudo sobre o fracionamento seletivo e valorização de biomassa vegetal, o exemplo da valorização de borras de café, e as oportunidades e desafios da Esteva para a bioeconomia regional. A inscrição prévia é necessária através do formulário https://bit.ly/3LgsMub.
Ainda durante os 5 dias de feira, O CEBAL estará presente com o “Ciência à La Carte – Cientistas de palmo e meio” e o projeto “És(Cola)Ciência” no Pavilhão Central da ACOS com várias atividades de ciência divertida para deliciar os públicos mais jovens, no âmbito da Feira de Ciência e Tecnologia, em parceria com a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Para mais informações consulte as redes sociais do CEBAL, ou contacte através do telefone 284 314 399.
A Ovibeja é uma feira anual promovida pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS) que tem como finalidade suscitar a discussão e o debate sobre o setor agrícola. O CEBAL tem sido participante assíduo, comunicando e divulgando o conhecimento científico e tecnológico gerado pelo trabalho que desenvolve.
As iniciativas desenvolvidas inserem-se nos seguintes projetos financiados:
PROGRAMA OPERACIONAL ALENTEJO 2020:
- Inov-Amendo-AL – Microenxertia in vitro de amendoeiras selecionadas para a promoção do amendoal no Alentejo (ALT20-03-0246-FEDER-000068);
- CynaraTeC – Transferência de tecnologia para a valorização do cardo (ALT20-03-0246-FEDER-000067);
- LactoMTeC – Tecnologia de Membranas na valorização sustentável de efluentes do sector dos Lacticínios (ALT20-03-0246-FEDER-000073);
- Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface (ALT20-05-3559-FSE-000076).
FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
- OleoAdapt – estratégia de gestão de pragas para a resiliência e sustentabilidade da olivicultura face às alterações climáticas (PTDC/BIA-CBI/1365/2020).
COMPETE 2020:
- WinBio – “Waste&Interior&Bioeconomy – Waste&Interior&Bioeconomy: da Ciência às Empresas para o Desenvolvimento da Bioeconomia Circular e Sustentável no Interior“
Fonte: CEBAL