A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito continua a fazer a pré-divulgação do seu novo projeto de enoturismo, a Casa das Talhas, que será inaugurado no final do terceiro trimestre. Desta vez em Santarém.
A pouco mais de três meses da data da inauguração da Casa das Talhas, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) continua a apresentar o seu projeto de enoturismo. Durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorre em Santarém entre os dias 8 e 16 de junho e é dedicada ao tema “Vinha e Vinho”, a ACVCA vai marcar presença com um stand feito à imagem da Casa das Talhas, por agora ainda em construção, mas que estará pronta a receber os primeiros visitantes pouco depois do final deste verão.
Neste novo espaço, vai ser possível conhecer, em detalhe, o processo de produção artesanal de Vinho de Talha, tão característico desta região do Alentejo, para onde esta técnica ancestral de vinificação foi trazida pelos romanos, há dois milénios.
Financiado pelo Turismo de Portugal, este projeto tem como objetivo servir de centro interpretativo do Vinho de Talha, potenciando a valorização e a dignificação deste produto tão diferenciado – e promovendo, em paralelo, o desenvolvimento turístico e económico daquela região alentejana.
A oferta turística da Casa das Talhas inclui visitas guiadas à Adega, à Casa das Talhas e às vinhas centenárias dos associados que, na última colheita, produziram as uvas para o Vidigueira – Vinho de Talha DOC Alentejo 2018. Terá provas de vinhos, workshops vínicos, eventos, espetáculos de cante alentejano, assim como almoços e jantares sob encomenda, feitos à base de especialidades gastronómicas de Vidigueira, Cuba e Alvito.
Na Feira Nacional de Agricultura, o stand da Casa das Talhas estará localizado no número 83 da Nave A do CNEMA – Centro Nacional de Exposições, em Santarém. Construído à imagem da ‘verdadeira’ Casa das Talhas, neste stand será possível conhecer as tradições alentejanas e degustar o Vinho de Talha da ACVCA.
“Esta fase de pré-divulgação da Casa das Talhas é muito importante para, por um lado, despertarmos a consciência do grande público de que este projeto está em construção e aguarda pela sua visita em breve; e, por outro lado, para contactarmos com potenciais interessados em estabelecer parcerias connosco, desde agências de viagem e turismo até empresas de organização de eventos, para exemplificar apenas alguns. E não há melhor lugar para tal do que na maior feira agrícola do país, visitada por milhares de pessoas e de operadores, ainda para mais quando esta edição é dedicada especificamente ao sector vinícola”, refere José Miguel Almeida, Presidente da ACVCA.