Fortemente penalizada pela covid-19 nas suas áreas de negócio mais tradicionais, designadamente a nível do turismo e da agricultura, a Carmo Wood, grupo português especializado em madeira tratada, encontrou no bricolage a resposta para fugir aos efeitos da pandemia. Confinadas, as famílias optaram por investir nas suas habitações, construindo decks e pérgulas nos jardins ou renovando o soalho da casa, uma tendência transversal aos vários mercados em que a Carmo opera, mas com uma dimensão especial em Portugal, Espanha e França. “Só em Espanha, estamos a crescer 500% nas madeiras para o mercado DIY (), sobre os 300% que crescemos no ano passado. É uma autêntica loucura”, diz Jorge Milne e Carmo, presidente da Carmo Wood.
Com fábricas em Pegões, Almeirim e Oliveira de Frades (aqui são duas), o grupo foi um dos que sofreu duramente os incêndios de outubro de 2017 na região centro. Em consequência, em 2018, arrancou um investimento de 30 milhões destinado não só à recuperação das fábricas destruídas, mas à sua modernização e aumento de produtividade, com a instalação de novos equipamentos e o recurso aos automatismos e à inteligência artificial. Um investimento que visava pôr a Carmo Wood a crescer faturar três vezes mais – vendia 45 milhões em 2017 -, mas a pandemia veio baralhar as contas. É verdade que nas áreas de maior crescimento neste último ano e meio, como os postes para telecomunicações, o mobiliário de jardim e a construção ao […]