Campanha nacional quer alargar momentos de consumo de vinho do Porto

Campanha nacional quer alargar momentos de consumo de vinho do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) anunciou hoje o lançamento da campanha nacional #ondelevasoteuporto que pretende alargar os momentos de consumo de vinho do Porto e atingir os consumidores mais jovens.

“O vinho do Porto é um dos mais destacados ex libris de Portugal, um dos grandes vinhos do mundo, mas continua a ser muito pouco consumido entre os portugueses, pois, na verdade, está associado a momentos de maior tradição”, afirmou, em comunicado, Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

O responsável disse que “os ícones sempre presentes, sempre disponíveis, são menos valorizados”, considerando ser o “caso do Vinho do Porto, uma pérola ainda por explorar entre as gerações mais novas, que preferem outras bebidas e deixam o vinho do Porto para ocasiões especiais”.

O IVDP pretende utilizar uma “nova linguagem” na comunicação do vinho do Porto e, para esse fim, vai lançar a campanha nacional de comunicação #ondelevasoteuporto, que vai decorrer em várias plataformas, como televisão, imprensa, Google e Facebook e múpis e que contará, igualmente, com a participação de ‘influencers’.

Com esta ação, o IVDP quer alargar os “momentos de consumo de vinho do Porto atingindo os consumidores mais jovens – os jovens adultos que frequentam ambientes mais cosmopolitas e descontraídos – e aumentar a procura, ao mostrar a extensa variedade de tipos e categorias de vinho do Porto, cortando amarras com a tradição do seu consumo exclusivo em momentos solenes”.

Pretende-se, segundo o comunicado, “conseguir novos hábitos que democratizem o seu consumo, ampliando o reconhecimento e a notoriedade da marca junto do consumidor, reforçando a competitividade”.

A campanha está definida para um ‘target’ entre os 25 e os 40 anos e aposta numa abordagem digital, com filmes e ‘posts’ em redes sociais.

O objetivo é ainda “fidelizar e aumentar a frequência de consumo dos consumidores tradicionais, alcançar novos consumidores e criar ocasiões de consumo, não esquecendo de fortalecer as existentes”.

“Esta é uma campanha que pretende provocar emoções, sentimentos e criar uma relação sólida e duradoura com o seu público”, referiu Gilberto Igrejas.

Segundo dados do instituto, entre janeiro e setembro, foram vendidas 4,8 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, menos 10,7% do que em igual período do ano passado. O volume de negócios rondou os 215 milhões de euros, menos 14,1% do que em 2019.

O IVDP tem como missão certificar, controlar, proteger e promover as Denominações de Origem Porto e Douro e Indicação Geográfica Duriense em Portugal e no mundo.

O instituto anunciou também hoje que celebrou protocolos com os municípios de Vila Nova de Foz Côa e da Mêda, tendo como objeto principal o atendimento aos viticultores e empresas das áreas geográficas desses concelhos.

Pretende-se estabelecer “ações de proximidade junto dos cidadãos e agentes económicos” da Região Demarcada do Douro.

No âmbito destes acordos de colaboração, IVDP vai “capacitar e reconhecer os colaboradores indicados através de ações de formação na receção da documentação diversa, consulta, impressão de documentos e atendimentos aos agentes económicos da região, como viticultores e empresas.

Por sua vez, os municípios irão disponibilizar “meios e recursos para o atendimento aos agentes económicos e garantir a entrega no IVDP dos originais dos processos resultantes do atendimento, no prazo de 10 dias úteis após receção nos serviços do município”.

Comente este artigo
Anterior Plantação do Pinhal do Rei fica concluída até final de 2023
Próximo AgroVida dezembro

Artigos relacionados

Comunicados

COGECA exorta a CE e os EM a intensificarem medidas de controlo da PSA e solicita medidas para apoiar o sector da carne de suíno

Abordando a questão da peste suína africana (PSA), que atingiu muitos países da UE através da população de javalis, e que esta está agora a colocar todo o sector de carne de suíno europeu sob […]

Sugeridas

Estudo do Parlamento Europeu sobre PAC post 2020

Estudo do Parlamento Europeu para preparar a “workshop” sobre o futuro da PAC pós 2020 realizado a 8 de Novembro. Temas: futuro dos pagamentos diretos, […]

Últimas

Práticas comerciais desleais conquistam espaço na agenda de Bruxelas

[Fonte: Jornal SOL]
O Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas, constituído no início de 2016, apresentou há dias ao Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, […]