A campanha ‘Emigrante Chama’ vai decorrer este fim de semana, anunciou hoje a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que pretende sensibilizar os emigrantes que regressam a Portugal para comportamentos de risco.
Num contexto de temperaturas elevadas e de registo de vários incêndios por todo o país, a AGIF quer, além de alertar para comportamentos de risco em espaço rural, “promover a adoção de medidas de autoproteção e respeito pelas regras em vigor”, lê-se no comunicado enviado hoje às redações.
Nesta campanha, que decorre nos dias 2 e 3 de agosto, fim de semana em que é esperado um aumento significativo na chegada de emigrantes por via terrestre e aérea, as ações de proximidade serão feitas pela GNR e, nos pontos de chegada – fronteira de Vilar Formoso e aeroportos de Lisboa, Porto e Faro -, os emigrantes “serão recebidos com mensagens visuais de alerta e materiais informativos”.
Na nota enviada hoje pela AGIF, esta agência sublinha a importância de evitar o uso do fogo em dias de perigo muito elevado ou máximo, de não atirar beatas, de não utilizar máquinas em zonas rurais e de não fazer queimadas, nem lançar foguetes ou fogo de artifício. “É essencial que cada um de nós reduza ao mínimo os comportamentos de risco”, lê-se no comunicado.
Além dos alertas que serão feitos aos portugueses que regressam a Portugal durante o período de férias, esta ação pretende também “consciencializar os turistas que visitam Portugal para a importância do conhecimento de medidas de autoproteção, individuais e coletivas, durante a realização de atividades de turismo e lazer”.