Começou hoje a colheita das uvas de mesa Dona Uva, produzidas nas regiões do Ribatejo, Oeste e Alentejo. A campanha deste ano arranca com o mote “O que é que a Dona Uva tem?”. Pois bem, tem doçura como ninguém, tem variedades para todos, tem uva portuguesa, tem crocância e sabor, tem uva com e sem grainha e tem a natureza como casa mãe.
Produzidas em cerca de 190 hectares, a colheita deste ano deverá estender-se até novembro. “Deverá”, pois o respeito pelos ritmos da natureza faz parte do ADN da Frutalmente, organização que detém a marca Dona Uva, e motivo pelo qual está sempre dependente das condições climatéricas. Ainda assim, está prevista uma produção de 3,5 milhões de quilos para este ano.
Para esta campanha “foi feito um investimento para renovar as áreas de produção, tanto de uva com grainha, como de uva sem grainha”, revela Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente. “Dos 190 hectares, 60 hectares são de uva sem grainha e os restantes 130 com grainha”, acrescenta.
Cardinal, Red Globe, Vitória, Michele Palieri e Dona Maria são as variedades com grainha. Crimson Seedless, Regal, Sugraone, Arra15, Arra19, Arra30 e Arra32 são as variedades de uva de mesa sem grainha. “A Dona Uva está em quase todas as grandes superfícies no mercado nacional e todas estas variedades têm o seu espaço, pois chegam às prateleiras em alturas distintas, o que permite ao consumidor português, que valoriza muito a uva de mesa, tê-la durante um largo período de tempo”, explica Mário Rodrigues.
É que além do seu sabor agradável, as uvas são uma fruta bastante nutritiva. Neste aspeto, “o que é que a Dona Uva tem? Tem vitaminas, antioxidantes e fibras para uma saúde completa!”, referiu a nutricionista Patrícia Aguiar, quando questionada sobre os benefícios desta fruta.
Para além disso, a pele e a grainha das uvas contêm uma substância chamada de resveratrol, um polifenol com propriedades antioxidantes e benéficas para a saúde.
“O que é que Dona Uva tem mais?” Preocupações com o ambiente. Motivo pelo qual tem vindo a apostar, gradualmente, na adaptação do seu packaging a soluções mais sustentáveis. O ano passado lançou a cuvette em cartão e, este ano, vai começar a substituir os sacos de plástico por uma solução em sacos de cartão.
As uvas são também colhidas à mão e produzidas no sistema Y, em que os cachos crescem em troncos mais altos. Isto permite aumentar a produção e a rentabilidade da colheita. A par disso, 40% da produção é feita em sequeiro, ou seja, sem necessidade de abastecimento de água artificial.
No início deste ano a Dona Uva foi eleita como a “Marca n.º 1 na Escolha do Consumidor”, na categoria Uvas. Isto significa que as uvas de mesa da Frutalmente têm vindo a merecer, cada vez mais, a preferência e a confiança dos consumidores.
“Esta distinção é um contributo importante para reforçar o posicionamento da marca, como símbolo de qualidade, 100% nacional”, além disso, é um reconhecimento merecido, pois “a Dona Uva é uma verdadeira força da natureza. Inova e adapta-se ao mercado, tem sabor e respeita a sazonalidade. Tem a força das regiões onde é produzida e dos seus produtores”, conclui o diretor executivo.
Fonte: Dona Uva