A parceria do projeto “AlimentAÇÃO! – Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, financiado pela medida da Rede Rural Nacional/PDR2020, lançou hoje, 16 de março, a campanha AlimentAÇÃO! – Políticas Públicas Locais para o Direito à Alimentação Adequada.
Os Circuitos Curtos Agroalimentares e os Sistemas Alimentares Locais assumiram recentemente ainda maior relevância na nossa vida, uma vez que nos permitem adquirir produtos frescos sem sair de casa ou com uma deslocação menor, contribuindo deste modo para a revitalização da economia local e o apoio à agricultura familiar. A alimentação é um direito humano!
Nos últimos anos, em Portugal foram criados normativos em consonância com os tratados e convenções internacionais para garantir o direito à alimentação e consolidá-los nas políticas públicas, sendo exemplo disso, entre outros, a criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Mas importa passar do papel à ação.
Só com forte perceção positiva do futuro podem ser criadas as condições para a emergência de novos agricultores e agricultoras, com criatividade e competências para desenvolver modelos de produção e comercialização agrícola capazes de satisfazer as necessidades alimentares a nível local e a assumir especial relevância na cadeia de distribuição. As políticas públicas não se devem reger por quotas e lógicas de mercado, mas sim pela satisfação das necessidades humanas.
Consulte mais informações sobre o projeto AlimentAÇÃO! em: www.animar-dl.pt
Noticia enviada pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, membro da Rede rural nacional
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.