Bragança investe 60 mil euros no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro
O município de Bragança investiu 60 mil euros no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro com largadas de parasitóides (‘Torymus sinensis’) nos locais reconhecidos com principais focos desta praga.
Segundo o município transmontano, as largadas de parasitoides serão efetuadas nos locais reconhecidos como principais focos da vespa das galhas do castanheiro existentes no concelho, identificados durante trabalhos de levantamento e de identificação (contratados pelo município de Bragança), efetuados no primeiro trimestre deste ano.
“Consciente da importância da fileira da castanha para a economia local, estimando-se em 100 milhões de euros, e para o rendimento de muitas famílias, o município de Bragança tem investido no combate à Vespa das Galhas do Castanheiro”, indica em comunicado a autarquia de Bragança.
O município recorda que apresentou, em setembro de 2019, uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural – PDR2020, Medida “8.1.3 – Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos”, no montante de um milhão de euros, “e que, até ao momento, ainda não obteve qualquer resposta da parte do programa”.
A região Norte receberá durante a primavera cerca de mil largadas dos insetos que protagonizam a luta biológica contra a vespa das galhas dos castanheiros, praga que afeta a produção da castanha, segundo a diretora regional de Agricultura, Carla Alves.
A vespa da galha do castanheiro (‘Dryocosmus kuriphilus yasumatsu’) é um inseto minúsculo, originário da China, que ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas.
O artigo foi publicado originalmente em Observador.
Artigos relacionados
Live-stream: O potencial do agronegócio na internacionalização pós-covid
Portugal oferece excelentes condições naturais, sociais e políticas para o desenvolvimento de várias produções geradas pelas fileiras do agronegócio […]
Maior parte dos açorianos trabalha em serviços apesar do peso elevado da agricultura
Segundo o Retrato dos Açores da base de dados Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulgado a um mês das eleições legislativas regionais, […]
Previsão trimestral Inverno 2019/20 – Dezembro, Janeiro, Fevereiro
– Previsão trimestral –
A previsão trimestral para Dezembro, Janeiro e Fevereiro apontam para que as condições de circulação atmosférica e oceânicas serão dominadas pela presença de um regime anormalmente quente no Ártico; […]