Bolsa do Porco – Semana 22/2021 – Subida de 0,020 euros

Bolsa do Porco – Semana 22/2021 – Subida de 0,020 euros

MERCADO EUROPEU

Mais uma semana sem nada de novo a registar. Os mercados do sul continuam a subir preços por haver uma procura superior à oferta e o norte da Europa continua a marcar passo. Exceção feita à Dinamarca que dá esta semana um sinal de subida que pode ter um efeito de contágio nos mercados vizinhos.
Em Espanha os matadouros começam a programar (e a antecipar) as férias, de modo a que o mercado se equilibre. No entanto, os produtores sentem-se também pressionados para manter a toada de subido devido aos preços das matérias-primas.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 23/2021 (07/06 a 11/06): Espanha 1,55; França 1,36; Alemanha 1,22; Holanda 1,21; Bélgica 1,26; Dinamarca 1,41.

Tendência Geral:

Apesar do preço oficial da Alemanha (NW-AMI) ter aumentado 3 cêntimos, os matadouros alemães (Tönnies e Vion) confirmaram que não vão pagar mais na próxima semana, mantendo a cotação em 1,54€. Por toda a Europa Central os produtores estão a reter ao máximo os animais esperando a tão aguardada subida alemã, que tarda em chegar. A esperança do aumento do consumo interno vira-se agora para o clima conciliado com a realização do Euro2020.
Esta subida é desejada mas não deverá surtir efeito nos mercados ibéricos, uma vez que o preço espanhol e português continua muito acima do preço do centro da Europa, onde os matadouros têm carne para abastecer todo o mercado interno durante o Verão.

Enquanto isso, a China continua a pressão sobre os preços da carne e, agora, também sobre os subprodutos.

Comente este artigo
Anterior Fileira da pesca e aquicultura é de intervenção prioritária até 2030- Governo
Próximo Demitiram-se 7 dos 17 peritos nomeados pelo Governo para a estratégia da nova Política Agrícola Comum

Artigos relacionados

Dossiers

Perturbação subtropical 99L, ACTUALIZAÇÃO

Continuamos a vigiar um sistema de baixas pressões com características subtropicais, que deverá trazer alguns efeitos no território de Portugal continental nesta 6ª feira. […]

Blogs

Celpa vai premiar o melhor que se faz na floresta

Já estão abertas as candidaturas para o Prémio Floresta e Sustentabilidade, uma iniciativa bienal da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o “Correio da Manhã” […]

Últimas

Oferta de emprego – Food Safety Internal Audit – Engenheiro Agrónomo, Zootécnico, Alimentar ou Médico Veterinário – Matosinhos

Para integrar a equipa da Direção de Auditoria e Gestão de Procedimentos, em Matosinhos, procuramos: […]