Mercado Europeu
Quinta semana de repetição em Portugal e em Espanha, sexta semana de repetição na Alemanha e quinta semana de descida em França. Todos os mercados a repetirem a tendência que trazem desde antes da Páscoa, com tendência de manutenção, exceto França (com feriados em todas as semanas de maio) e Itália, onde a procura de carne fresca está a diminuir.
Ao contrário da Península Ibérica, a primavera na europa está a ser chuvosa e a atrasar a época dos churrascos. Esta contingência surge na pior altura, quando o preço dos porcos está alto, mas a carne precisa de aumentar o consumo para conseguir acompanhar o preço dos porcos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
A quebra do efetivo na Alemanha traduz-se agora no aumento de importações de leitões e porcos para abate. No primeiro trimestre de 2023 a Alemanha importou mensalmente 140.000 porcos par abate, enquanto a média mensal de 2022 se situou nos 100.000. A importação de leitões significou a entrada mensal de 790.000 animais, praticamente todos provenientes da Alemanha e Países Baixos. Em 2022 a média tinha sido de 730 mil/mês.
É normal que nesta altura do ano aumentem as importações, mas com a redução significativa do número de porcas, este ano tem sido uma época particularmente agitada para os engordadores alemães.
Fonte: FPAS
Bolsa do Porco – Semana 45/2022 – 2,252€ (Descida de 0,020€)