Mercado Europeu:
Semana sem grandes comentários a fazer. Tudo igual em todo o lado, exceto em Itália onde a PSA continua a causar estragos no mercado interno, que levou a que a bolsa italiana esta semana não marcasse cotação. O que se passou foi a identificação de um javali positivo na zona de Parma, zona forte de produção geograficamente protegida.
De resto, o que se passa na generalidade dos países europeus é que os atrasos nos abates da Páscoa foram insignificantes e a escassez de porcos continua a ser evidente. Neste momento no centro e norte da Europa o tempo é de chuva, mas assim que o calor ibérico se dirigir para o centro da Europa, poder esperar novas subidas no preço.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
No que diz respeito aos pesos de abate, continuam a subir. A média em Espanha esta semana foi de mais 767 gramas, o que levaria a concluir que a tendência de subida teria chegado ao fim, mas este fator prende-se com as retenções que estão a ser feitas nas explorações para rentabilizar a margem nos porcos. A chave nos mercados europeus será o mercado da carne conseguir acompanhar a subida dos porcos para que as cotações continuem a subir.
Fonte: FPAS