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– 22-09-2007 |
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Biodiesel produzido pela PRIO vai alimentar 240 autocarros da Arriva-PortugalCerca de 240 autocarros da empresa de camionagem Arriva-Portugal v�o passar a ser abastecidos com biodiesel produzido pela PRIO Advanced Fuels, do grupo Martifer, de acordo com um protocolo ontem assinado. O documento foi assinado em Oliveira de Frades, distrito de Viseu, onde se localiza a sede do grupo Martifer, entre as duas empresas, na presença da secret�ria de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. A Arriva-Portugal integra o grupo ingl�s Arriva, que opera em nove países europeus, sendo uma das maiores empresas de transportes públicos da Europa, e a PRIO, que pertence � sub-holding Martifer, na sua actividade no sector dos biocombust�veis abarca toda a fileira, desde a produ��o de cereais � distribui��o, com refinarias em Portugal e Rom�nia. No ambito da assinatura do protocolo de parceria entre as duas empresas, a secret�ria de Estado dos Transportes, lembrando que a cerimónia tem lugar na Semana Europeia da Mobilidade, sublinhou que esta iniciativa vai permitir reduzir substancialmente a emissão de di�xido de carbono para a atmosfera. Ana Paula Vitorino exemplificou com o facto de a mistura de diesel normal aditivada com 30 por cento de combust�vel produzido a partir de biomassa resulta na redu��o de 20 por cento no di�xido de carbono libertado para a atmosfera. A governante enfatizou ainda a import�ncia deste acordo para que Portugal possa, em 2010, cumprir a meta estabelecida pela União Europeia, de levar a que pelo menos 10 por cento dos combust�veis consumidos no país sejam bio. Ana Paula Vitorino lembrou ainda a aposta que está a ser feita para levar ao crescimento do uso dos transportes públicos em Portugal, deixando uma imagem daquela que � hoje a modernidade europeia: "os transportes públicos não são para os pobrezinhos (…), porque nas capitais europeias as senhoras entram nos autocarros de salto alto e não lhes caiem, por isso, os parentes na lama". Por seu lado, o presidente do grupo Martifer sublinhou a import�ncia dos biocombust�veis para a preserva��o ambiental e refutou a ideia de que estes podem criar problemas de sustenta��o alimentar no mundo. Carlos Martins lembrou que a produ��o de cereais na fileira dos biocombust�veis vai permitir fixar as pessoas nos campos e lembrou que a tonelada de girassol em 2008 pode chegar aos 300 euros, compensando a sua produ��o para os agricultores, tendo j� contratos com produtores na ordem dos 15 mil hectares. J� o presidente da Arriva-Portugal sublinhou o facto do acordo hoje assinado estar muito para além do mero interesse comercial, sendo a defesa do ambiente um dos pontos mais importantes que estiveram na g�nese das negocia��es. H� sete anos a operar em Portugal, a Arriva tem desde o in�cio, segundo Manuel Oliveira, um interesse estratégico no fomento do uso dos biocombust�veis. A Arriva-Portugal tem a sua actividade mais importante em Guimar�es e Famalic�o, locais onde opera com cerca de 240 autocarros a partir de agora movidos a biodiesel produzido pela PRIO, cuja sede se situa em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu. Entretanto, a presença da secret�ria de Estado dos Transportes foi aproveitada para a PRIO Advanced Fuels inaugurar um posto de abastecimento na zona industrial de Oliveira de Frades, onde o biodiesel � vendido ao mesmo pre�o do gas�leo normal, a 1,109 euros.
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