Projeto financiado pelo PT2030 com MORE CoLAB na rede de parceiros quer desenvolver cosméticos biológicos a partir de própolis e mel de montanha do Parque Natural de Montesinho.
Liderado pela Fourmag, divisão de cosmética, o BioCosMAp é um projeto inovador que visa expandir o portefólio nacional de cosméticos biológicos a partir de produtos apícolas de elevada qualidade, originários do Parque Natural de Montesinho. A iniciativa pretende valorizar os recursos naturais do território, promovendo a sustentabilidade, a inovação e a economia local.
No âmbito do projeto, serão otimizadas as condições de extração para a obtenção de um extrato de própolis biológico, e desenvolvidos três cosméticos com propriedades biológicas distintas: antiacne, apaziguante/cicatrizante e hidratante, integrando extrato de própolis, mel de montanha monofloral e outros produtos apícolas locais.
“O BioCosMAp é uma oportunidade estratégica para posicionar a empresa na vanguarda da inovação natural. Pelas suas propriedades antibacterianas, antioxidantes e regeneradoras, a própolis é um ativo natural com um grande potencial. Este projeto não se limita ao lançamento de novos produtos. É uma aposta na diferenciação, na credibilidade e na valorização dos recursos naturais e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, a investigação e o bem-estar, pilares que definem o futuro da cosmética moderna.” refere Mário Araújo, gerente da Fourmag.
Apesar da sua baixa produção em Portugal, estudos recentes demonstram que a própolis proveniente do Parque Natural de Montesinho tem elevada capacidade antioxidante, sendo esta região igualmente reconhecida pelo seu mel de castanheiro de alto valor.
“A apicultura é uma atividade essencial para a preservação da biodiversidade, com impacto económico relevante nas zonas rurais”, explica Alexandre Gonçalves, coordenador técnico-científico no MORE CoLAB, entidade parceira do projeto. “Entre os produtos apícolas, destaca-se a própolis, com propriedades biológicas variadas e composição química influenciada por fatores geográficos.”, acrescenta.
O projeto BioCosMAp surge, assim, como uma resposta à necessidade de valorização destes recursos endógenos, promovendo a criação de cosméticos biológicos sustentáveis e diferenciadores desenvolvidos a partir de matérias-primas locais.
O BioCosMAp tem como principais objetivos estudar o potencial cosmético dos produtos apícolas do Parque Natural de Montesinho, desenvolver três formulações cosméticas biológicas com base em ingredientes apícolas locais e otimizar o processo de extração de própolis biológico, demonstrando a viabilidade técnica e económica deste processo à escala industrial. O projeto reforça a competitividade e sustentabilidade da fileira apícola nacional, enquanto contribui para a transição ecológica do setor cosmético.
O consórcio BioCosMAp integra ainda a Sandra Isabel Barbosa, Unipessoal, Lda., a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, reunindo competências empresariais, científicas e tecnológicas que permitem polinizar a inovação nacional em cosmética biológica a partir do coração do Parque Natural de Montesinho.
Fonte: MORE CoLAB