|
|
|
|
|
– 22-09-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Biocombust�veis: Empresa pede ao Governo que desbloqueie projecto de 140 ME no interior do paísO grupo Global Green, que pretende construir uma unidade integrada de biocombust�vel, biomassa e sequestrar CO2 no distrito de Castelo Branco, pediu hoje ao Governo que desbloqueie o projecto. O investimento previsto para o concelho de Idanha-a-Nova pode ascender a 140 milhões de euros e dar emprego a cinco mil pessoas, referiu Ashok Hansraj, administrador da empresa em Portugal. Trata-se da primeira f�brica europeia de bioetanol a partir de cana do a��car que tem acoplada uma central de biomassa para produ��o de energia com os res�duos da f�brica e a criação de um centro de investiga��o sobre aplica��es daquele combust�vel alternativo (por exemplo, para pl�stico 100 por cento recicl�vel). "� o primeiro projecto a instalar-se perto dos produtores e cujas plantações de cana de a��car fazem um sequestro muito eficaz de CO2", real�ou Ashok Hansraj, durante a assinatura de um protocolo de colabora��o com a Escola Superior Agr�ria do Instituto Polit�cnico de Castelo Branco (IPCB). "Daqui a um ano era importante que estiv�ssemos a fazer o balanão da coopera��o", real�ou Ana Vaz, presidente do IPCB. Ashok Hansraj garante que a Global Green tem todos os projectos prontos para avan�ar com o investimento, mas h� burocracias por parte do Governo que tardam em ser resolvidas. Falta de legisla��o aplic�vel, atraso na atribui��o de licen�as, nos estudos por parte de entidades públicas e indefini��o quanto aos terrenos a utilizar, são algumas das situa��es que levam aquele respons�vel a concluir que "as coisas não estáo a acontecer � velocidade desejada nesta área". A C�mara de Idanha-a-Nova apoia a instala��o do projecto no concelho com a disponibiliza��o de terrenos. H� meses fez uma proposta de aquisi��o de terrenos ao Ministério da Agricultura para instalar o investimento, "mas não houve resposta". "Se não responderem, j� estamos em contacto com privados para instalar o projecto noutro espaço alternativo", concluiu. "No nosso caso concreto, � preciso envolver os ministérios do Ambiente, Agricultura, Economia e Inovação e ainda Transportes. J� conhecem o projecto e j� houve tempo para desbloquear todas as burocracias", garante Ashok Hansraj. "O atraso não dever� pôr em causa o investimento, mas certamente a supremacia que Portugal podia ter. Este projecto baseado na cana de a��car � inovador e temos várias press�es para avan�ar noutros países", conclui. Ashok Hansraj escusa-se a apontar um prazo para a resolu��o do impasse. "Temos tido paci�ncia e estamos de boa f�. Ou o Governo ainda não se apercebeu da import�ncia deste projecto, ou h� algo que não consigo compreender", concluiu. O bioetanol � um biocombust�vel obtido através da fermenta��o alco�lica de a��cares e pode ser misturado na gasolina e gas�leo para reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. No passado m�s de Março, os l�deres da União Europeia estabeleceram a meta de que, até 2020, 20 por cento da energia consumida em cada país provenha de fontes renov�veis, com um m�nimo de 10 por cento de biocombust�veis no caso da gasolina e gas�leo para transporte.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post