Bio região da Margem Esquerda do Guadiana criada

Bio região da Margem Esquerda do Guadiana criada

[Fonte: Rádio Campanário] Foi assinado hoje, dia 25 de outubro, o documento que oficializa a criação da Bio Região da Margem Esquerda do Guadiana (MEG), durante a sessão de adesão da MEG à Rede Internacional de Bio Regiões (IN.N.E.R.).

Na iniciativa, que contou com a participação da Associação Rota do Guadiana, dos cinco municípios da MEG  – Serpa, Barrancos, Mértola, Moura e Mourão – ,  do presidente da Rede Internacional de Bio Regiões, Agrobio, Ccbio, Iniav, I.P., produtores, empresários do turismo, escolas e consumidores, foi entregue o certificado de integração da MEG à IN.N.E.R e assinado o regulamento interno da Bio Região.

Neste momento, e depois de formalizada, a MEG assume uma estratégia conjunta para a gestão sustentável dos recursos, com base em modelos de produção certificados em Modo de Produção Biológico, baseados no respeito e valorização dos recursos locais. A força deste modelo é assente numa estratégia que envolve agricultores, associações, empresários do turismo e outros setores económicos, bem como as escolas, que em articulação com o poder local, cumprem objetivos comuns que permitem apresentar e defender o território como um coletivo comprometido com as produções biológicas.

A MEG integra agora uma rede internacional de cerca de meia centena de territórios BIO em todo o mundo e passa a ser a quarta Bio Região em Portugal.

De referir que, ao abrigo do PDR2020, foi aprovado um pedido e apoio que garante financiamento para a dinamização da Bio Região da MEG na sua fase inicial.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia divulga estudo sobre as organizações de produtores
Próximo Taste Azores conta com a participação de 26 empresas açorianas em Lisboa

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores de Coimbra denunciam falta de sementes

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) denunciou a falta de sementes na região devido à pandemia de covid-19, que pode […]

Dossiers

Las ventas de vacuno se activan tras las fiestas


Esta semana han predominado los repuntes en el vacuno de carne en el mercado nacional. Las ventas se han activado tras las fiestas. […]

Últimas

GMO insect-resistant corn poses no risk to human health, EU food safety officials affirm

[Fonte: GLP] Following the submission of application …. from Bayer Agriculture BVBA, the EFSA Panel on Genetically Modified Organisms (GMO Panel) was asked to deliver a scientific risk assessment on the data submitted in the context of the renewal of authorization application for the insect‐resistant genetically modified (GM) maize MON 89034. […]