Azeite – União Europeia adota normas do Conselho Oleícola Internacional

Azeite – União Europeia adota normas do Conselho Oleícola Internacional

[Fonte: CAP] A Comissão Europeia atualizou o Regulamento comunitário de 1991 que definia as características físico-químicas e organoléticas dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona e os métodos para as determinar. O novo Regulamento garante a adoção das últimas normas internacionais do Conselho Oleícola Internacional.

O Regulamento (UE) 2019/1604 da Comissão Europeia, de 27 de Setembro, altera o Regulamento (CEE) nº2568/91 relativo às caraterísticas dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona, bem como os métodos de análise relacionados.

Esses métodos, assim como os valores-limite das características dos azeites e dos óleos de bagaço de azeitona, são atualizados regularmente com base no parecer dos peritos químicos e em consonância com os trabalhos realizados no âmbito do Conselho Oleícola Internacional (COI).

Para garantir que são aplicadas na União Europeia as últimas normas internacionais do COI, é necessário atualizar determinados métodos de análise estabelecidos no Regulamento (CEE) nº2568/91. 

Numa perspetiva de coerência com os valores de precisão do método analítico, a norma do COI sofreu alterações no tocante à expressão do limite da acidez livre, do índice de peróxidos, da avaliação organolética (mediana dos defeitos e mediana do atributo «frutado») e da diferença entre o NCE42 determinado por HPLC e o NCE42 obtido por cálculo teórico.

Cabe aos Estados-membros verificar se as amostras de azeite correspondem à categoria declarada.


Comente este artigo
Anterior Building Sustainable Agriculture Through Technology
Próximo Madeira: Museu do Vinho e da Vinha comemora 14 anos

Artigos relacionados

Eventos

Dia aberto do GO Estratégia Fito-Maçã – 19 e 20 de novembro – Armamar e Carrazeda de Ansiães

A Associação de Fruticultores de Armamar promove já nos próximos dia 19 e 20 de novembro, o Dia aberto do GO Estratégia Fito-Maçã […]

Últimas

Alterações climáticas, floresta e desenvolvimento rural – Rui Simões

[Fonte: Público]

O país não é todo igual, mas é todo nosso, por isso não aceitaremos territórios insustentáveis eternamente esquecidos ou submetidos à gestão do declínio. […]

Últimas

Alltech lança inquérito mundial sobre Mulheres na Agricultura

[Fonte: Voz do Campo]

A Alltech acaba de lançar um inquérito que pretende reunir informação a nível mundial sobre as barreiras à […]