Autoridades moçambicanas apreendem três camiões com madeira

Autoridades moçambicanas apreendem três camiões com madeira

As autoridades moçambicanas apreenderam três camiões que transportavam madeira transportada de forma ilegal no distrito de Caia, na província de Sofala, centro de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

A madeira em toros, das espécies Monzo e Chacate, é proveniente da província de Manica, também no centro do país, e tinha como destino a cidade da Beira, em Sofala, disse o diretor do serviço distrital das Atividades Económicas de Caia, Tiago Tomás, citado hoje pela Rádio Moçambique.

“Feita a perícia, verificou-se que a documentação de autorização [apresentada pelos transportadores] com apenas um carimbo da direção [de atividades] de Manica não é suficiente para libertar esses camiões”, referiu Tiago Tomás.

Segundo as autoridades, o caso foi denunciado por cidadãos que, ao se aperceberem da movimentação dos camiões, ligaram à polícia, acrescentou o diretor.

Vários relatórios nacionais e internacionais têm indicado que Moçambique está a ser palco de crimes ambientais, entre os quais o corte ilegal de árvores, alertando para as consequências dos altos níveis de desflorestação.

Como forma de diminuir a pressão sobre os recursos florestais, algumas medidas restritivas foram aplicadas nos últimos cinco anos para inverter o cenário.

Dados oficiais indicam que Moçambique perde anualmente, pelo menos, 140 milhões de euros devido ao contrabando de madeira.

Comente este artigo
Anterior Apoio ao setor do mel reforçado através do programa apícola nacional (PAN)
Próximo Apoio ao setor do mel reforçado com cerca de 2 ME através do Programa Apícola Nacional

Artigos relacionados

Nacional

Credores têm dez dias para votar plano do produtor de cogumelos Sousacamp

Os credores do produtor de cogumelos Sousacamp têm dez dias para votar o plano de viabilização do grupo, mas mesmo que seja aprovado só […]

Sugeridas

Nuno Tiago Russo é o novo secretário de Estado da Agricultura

O primeiro-ministro António Costa apresentou esta segunda-feira (21 de outubro) a lista de 50 secretários de Estado que vão integrar o Executivo. […]

Últimas

Estação de Avisos Agrícolas da Terra Quente alerta para mosca-da-azeitona

A Estação de Avisos Agrícolas da Terra Quente publicou a sua Circular de Avisos nº 5, dedicada à mosca-da-azeitona (Bactrocera (Dacus) oleae). […]