Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas

Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas

O período crítico de incêndios rurais decorre entre os dias 1 de Julho e 30 de Setembro e encontra-se definido no Artigo.º 2.º – A da Lei 762018, de 17 de Agosto. Assim, está proibida a realização de queimas e queimadas, apesar de as temperaturas ainda não serem de Verão.

Uma única excepção

No Verão é quando vigora o período crítico e, durante este, não se pode realizar queimas nos espaços rurais. Apenas existe uma excepção para a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, a qual deverá ser realizada com a presença de uma unidade de um corpo de bombeiros ou uma equipa de sapadores florestais.

Trata-se de uma queima quando se utiliza o fogo para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestais, que estão cortados e amontoados.

Consulte a aplicação de análise e autorização de pedidos de queimas e queimadas aqui.

Coimas e penalizações

Deverá ainda ter em atenção que a legislação em vigor prevê sanções acessórias para quem infringir as regras, no âmbito de actividades e projectos florestais: privação do direito a subsídio ou benefício outorgado por entidades ou serviços públicos; suspensão de autorizações, licenças e alvarás.

Por outro lado, pode incorrer em contra-ordenação, cuja coima pode ir de 140 a 5.000 euros, para pessoas singulares, e 800 até 60.000 euros para pessoas colectivas. Em caso de originar um incêndio, pode incorrer em crime de incêndio florestal (Lei n.º 56/2011, 15 de Novembro).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Estação de Avisos de Entre Douro e Minho alerta para míldio e podridão cinzenta e negra na vinha
Próximo Empresa francesa procura fornecedores de frascos de vidro e garrafas para alimentos

Artigos relacionados

Últimas

Medida de apoio aos custos com a eletricidade no setor agrícola e pecuário

A presente lei cria uma medida de apoio aos custos com a eletricidade nas atividades de produção, armazenagem, conservação e comercialização de produtos agrícolas e pecuários […]

Nacional

Incêndio com duas frentes lavra no concelho de Moura

Mais de 70 operacionais apoiados por 23 viaturas e quatro aviões combatem, desde esta quarta-feira de manhã, um incêndio numa zona de mato e montado no concelho de Moura (Beja), […]

Nacional

Madeira: Candidaturas ao Pedido Único 2020 só podem ser feitas por via electrónica

O Governo Regional da Madeira informa que, a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural torna público que as candidaturas ao Pedido Único 2020 estarão abertas a partir de 16 de Março próximo, […]