Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas

Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas

[Fonte: Agricultura e Mar]

O período crítico de incêndios rurais decorre entre os dias 1 de Julho e 30 de Setembro e encontra-se definido no Artigo.º 2.º – A da Lei 762018, de 17 de Agosto. Assim, está proibida a realização de queimas e queimadas, apesar de as temperaturas ainda não serem de Verão.

Uma única excepção

No Verão é quando vigora o período crítico e, durante este, não se pode realizar queimas nos espaços rurais. Apenas existe uma excepção para a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, a qual deverá ser realizada com a presença de uma unidade de um corpo de bombeiros ou uma equipa de sapadores florestais.

Trata-se de uma queima quando se utiliza o fogo para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestais, que estão cortados e amontoados.

Consulte a aplicação de análise e autorização de pedidos de queimas e queimadas aqui.

Coimas e penalizações

Deverá ainda ter em atenção que a legislação em vigor prevê sanções acessórias para quem infringir as regras, no âmbito de actividades e projectos florestais: privação do direito a subsídio ou benefício outorgado por entidades ou serviços públicos; suspensão de autorizações, licenças e alvarás.

Por outro lado, pode incorrer em contra-ordenação, cuja coima pode ir de 140 a 5.000 euros, para pessoas singulares, e 800 até 60.000 euros para pessoas colectivas. Em caso de originar um incêndio, pode incorrer em crime de incêndio florestal (Lei n.º 56/2011, 15 de Novembro).

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Atenção: Estamos em período crítico de incêndios. As queimadas estão proibidas foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Total vai investir 100 milhões de dólares por ano em projetos de reflorestação
Próximo Empresa francesa procura fornecedores de frascos de vidro e garrafas para alimentos

Artigos relacionados

Nacional

Incêndios: fogo que começou em Tomar entrou em Abrantes e Constância

[Fonte: SAPO 24]

O incêndio que começou por volta das 16:00, em Tomar, está a arder junto a algumas aldeias dos concelhos de Abrantes e Constância, nomeadamente Martinchel e Montalvo, depois de ter passado o rio Zêzere, junto à […]

Últimas

Incêndios. Quatro bombeiros feridos em Castelo Branco

[Fonte: SAPO 24]

“Existem quatro bombeiros feridos. São situações de três feridos leves e de um ferido mais grave. Foram transportados à unidade hospitalar, estão em acompanhamento”, explicou o adjunto de operações nacional Alexandre Penha, na sede da ANEPC, em Carnaxide, […]

Nacional

Pequenos agricultores afetados pelo ciclone Idai com apoio de 646 mil euros da Áustria

[Fonte: Correio da Manhã]

A Agência de Desenvolvimento da Áustria disponibilizou 45,5 milhões de meticais (646 mil euros) para pequenos agricultores afetados pelo ciclone Idai em Moçambique, num projeto implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Fao). […]