Arranque das medidas aos agricultores afectados pelos incêndios

Arranque das medidas aos agricultores afectados pelos incêndios

O Ministro da Agricultura apresentou hoje em Oliveira do Hospital as novas medidas de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios. Capoulas Santos reuniu com os Presidentes das Comunidades Intermunicipais com mais concelhos atingidos pelos incêndios deste verão para explicar de que forma serão aplicadas estas medidas e a quem se destinam. Nesta operação, serão envolvidas as câmaras municipais e as juntas de freguesia que participarão no processo de levantamento e de validação dos prejuízos. O objetivo é acelerar a concessão destes apoios.

Para os pequenos agricultores existirá um apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança e Social para prejuízos até 1.053 euros, que será aberto com um prazo de candidatura de duas a três semanas, para danos com equipamento, máquinas, pequenas construções, animais ou culturas permanentes, como vinha, olival e pomares.

Os agricultores profissionais terão ao dispor medidas de apoio a 100% entre os 1.054 euros e os 5.000 euros, e a 85% num escalão entre 5.000 e 50.000 euros. No escalão entre 50.000 e até um teto de 400.000 o financiamento será de 50% a fundo perdido, mantendo-se neste patamar o valor máximo do apoio para situações de perdas superiores. O período de candidatura para estes agricultores irá estar aberto durante cerca de um mês.

Os apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) serão abrangidos pela operação 6.2.2 (de Restabelecimento do Potencial Produtivo), destinada à reconstituição ou reposição das condições de produção das explorações agrícolas afetadas por calamidades naturais, acidentes climáticos adversos ou eventos catastróficos.

Estes apoios destinam-se aos agricultores afetados pelos incêndios que ocorreram em julho, agosto, setembro e outubro.

Comente este artigo
Anterior Etats généraux de l’alimentation La charte d’engagement toujours pas signée, JA s’impatiente
Próximo Transport Joskin Trans-Space 9000, la benne qui a la patate !

Artigos relacionados

Nacional

Opinião – Os fenómenos naturais e as suas perversões


Aires Antunes Diniz

Nasci no Norte de Moçambique onde o “Dr. António de Figueiredo Gomes e Sousa, Botânico da Colónia de Moçambique, assistente extraordinário do Instituto Botânico da Universidade de Coimbra, antigo chefe das Missões Botânicas de Angola e Guiné”1 investigou as muitas plantas que fazem parte do meu universo de criança. […]

Nacional

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]
O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas divulga que, na campanha de 2019, recebeu 171.350 candidaturas provenientes dos agricultores do continente. Na Região Autónoma da Madeira foram entregues 12.167 candidaturas.
O IFAP disponibilizou a Síntese Estatística do Pedido Único (PU) 2019 relativa às candidaturas e aos atendimentos do parcelário e formulários de identificação do beneficiário apresentados no período de candidaturas ao Pedido Único 2019. […]

Últimas

(In)certezas para 2017 – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

[Fonte: Vida Económica] A vitória, inesperada para os americanos e, mais ainda, para os europeus, de Donald Trump nos Estados Unidos em novembro, e as incertezas quanto às eleições em França e na Alemanha em 2017, ditarão, no plano internacional, o nível de segurança, assertividade e de conforto com que se irão mover as empresas portuguesas no exterior, […]