A situação de seca que se vive em todo o território nacional, especialmente no Sul do país, está a deixar os produtores de cereais de outono inverno muito apreensivos com a campanha em curso.
A falta de pluviosidade começa a causar danos importantes nas culturas instaladas, nomeadamente trigo mole, trigo duro, triticale e cevada, sendo que, em muitas situações, está já em causa todo o potencial produtivo das culturas.
A grave situação climática, aliada ao aumento exponencial do custo dos fatores de produção, designadamente fertilizantes, energia e combustíveis, que nalguns casos sofreram aumentos de 300%, irá certamente levar a que muitos agricultores fiquem em situação muito difícil.
Existem mecanismos financeiros para acudir a estes agricultores, nomeadamente através da Política Agrícola Comum, que possivelmente terão que ser implementados para colmatar esta quebra expectável de produtividade.
A ANPOC apela assim ao Governo e às entidades competentes que atendam a esta conjuntura meteorológica altamente desfavorável e tomem as devidas providências para que, em tempo útil, se consiga mitigar os efeitos já esperados.