Amigos para a Vida

Amigos para a Vida

Já foi uma força de trabalho na agricultura, mas com a mecanização e o envelhecimento das populações, chegou a estar ameaçado de extinção. O burro de Miranda é única raça autóctone de burros existente em Portugal Continental.

Já foi uma força de trabalho na agricultura, mas com a mecanização e o envelhecimento das populações, chegou a estar ameaçado de extinção. Este sábado assinalou-se o Dia Internacional do Burro.

Foi criada há 18 anos, em Miranda do Douro, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino. Pouco tempo depois, o burro de Miranda foi classificado como raça autóctone. Passou a integrar a lista de animais ameaçados de extinção e hoje é uma espécie protegida. Os criadores recebem o apoio anual de 200 euros por cada fêmea reprodutora. E atualmente existem perto de 900 exemplares em todo o país.

A reportagem especial “Amigos para a Vida” dá conhecer a única raça autóctone existente em Portugal Continental.

→ Aceda aqui à reportagem ←

Comente este artigo
Anterior Los corderos pequeños se salvan de los recortes en los precios
Próximo GNR trava entrada a 52 trabalhadores no interior da cerca sanitária em Odemira

Artigos relacionados

Últimas

CDS quer política de patriotismo económico e aposta na produção

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje uma política de “patriotismo económico” que passe pela “aposta radical” em […]

Últimas

Moniliose na cerejeira. Atenção à chuva no final da floração

As cerejeiras estão em plena floração, verificando-se já o início da queda das pétalas.
Esta fase do desenvolvimento da cerejeira é […]

Últimas

Veja a fotografia da agricultura europeia

O Eurostat acaba de divulgar a edição de 2019 das Estatísticas da Agricultura, Floresta e Pescas e os resultados não surpreendem. […]