A Altri concluiu a compra à Smarttia da empresa florestal galega Greenalia Forest e da Greenalia Logistics, no que diz ser um “passo estratégico” na consolidação da sua presença na Galiza, anunciou hoje a empresa.
“Esta operação representa um importante marco para a implementação dos projetos da empresa naquela região autónoma e reflete o compromisso da Altri com o desenvolvimento sustentável e com a valorização dos recursos naturais da Galiza”, sustenta em comunicado.
A filial da Altri em Espanha, Greenfiber, tem um projeto para uma fábrica de pasta de papel em Palas de Rei, na Galiza, que está a causar forte contestação local, tendo o Governo espanhol já anunciado que este investimento não receberá fundos europeus, como solicitado pela companhia, que já disse que ia recorrer desta decisão.
Segundo refere, o negócio agora concluído “reflete ainda o propósito da empresa de avançar na construção de um mundo mais renovável, gerando valor para as comunidades locais e fortalecendo a economia do seu entorno”.
Com esta aquisição, a Altri diz “reafirma[r] o seu compromisso com a comunidade local e com os seus parceiros”, garantindo que continuará a colaborar com fornecedores locais “que adotem as melhores práticas de gestão florestal, promovendo a criação de emprego e impulsionando o aumento da produtividade florestal atual na Galiza, bem como o desenvolvimento económico e social da comunidade autónoma”.
A Altri é um produtor europeu de fibras celulósicas, atuando também no setor de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro.
A sua estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta, desde as fibras celulósicas ao licor negro e resíduos florestais.
A Altri é atualmente responsável pela gestão de cerca de 92,8 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC),
O Grupo Altri detém ainda três fábricas de fibras celulósicas em Portugal, com uma capacidade instalada superior a 1,1 milhões de toneladas por ano.
Altri conclui aquisição da Greenalia Forest e Greenalia Logistics e reforça presença na Galiza