As Nações Unidas alertam que os danos causados ao planeta estão a aumentar e que a capacidade de produzir alimentos para uma população em crescimento está em risco. Metade da população mundial está a sofrer o impacto dos danos causados, refere um relatório recentemente publicado pela organização internacional.
A ação do homem sobre o planeta está a danificar a superfície terrestre. “Como a agricultura agora ocupa mais de 40 por cento da área terrestre global, restaurar a saúde a longo prazo e a produtividade nas nossas paisagens alimentares é fundamental para garantir a sustentabilidade futura”, lê-se no segundo relatório da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. Os autores pretendem que este documento seja a mais completa fonte de informação sobre o solo terrestre. Foi realizado ao longo de cinco anos e contou com a participação de 21 entidades parceiras.
A capacidade do planeta para alimentar uma população em cada vez maior número também está em risco devido aos danos causados pela produção de alimentos. As mulheres são um grupo particularmente afetado, principalmente nos países em vias de desenvolvimento, devido ao facto de raramente serem proprietárias de terrenos.
Os países em desenvolvimento são os que apresentam marcas mais visíveis da degradação dos solos – com a consequente redução dos recursos naturais, […]