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– 22-01-2008 |
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Alimenta��o: Compal investiu 20 ME no Essencial que � vendido em Espanha, Su�cia, Su��a e RússiaA Compal investiu 20 milhões de euros no desenvolvimento do Essencial, um produto com as caracterástica da fruta que interessou v�rios países, j� � vendido na Su�cia, Su��a, e Rússia, estando a decorrer negocia��es para entrar no Reino Unido. Num encontro com jornalistas, na f�brica da Compal de Almeirim, Jos� Jord�o mostrou-se satisfeito com os resultados do primeiro ano da parceria com a espanhola Osborne, com a qual tem uma joint-venture (50 por cento cada empresa) para a comercializa��o dos produtos portugueses no mercado espanhol, a Sensafruit. Actualmente, o Essencial j� representa 15 por cento do total das exporta��es da Compal. Em Espanha, o Essencial apresenta a marca Solan de Cabras e não Compal, e conseguiu ter a lideran�a, ou a maior quota de mercado em valor, de 28 por cento, ultrapassando os seus advers�rios mais próximos neste tipo de produto, com 27 por cento, enquanto o segundo lugar tem 27 por cento. Na Su�cia, "conseguimos vendas médias por dia e por loja superiores �quelas obtidas em Portugal", frisou o presidente executivo da Compal, especificando que a parceira neste país � a ICA, que tem 1.700 pontos de venda e 50 por cento de quota de mercado. A primeira experi�ncia Essencial na Su�cia foi feita em oito pontos de venda ICA, um n�mero que vai agora passar a 200 lojas, avanãou o respons�vel. "Quanto mais para norte da Europa vamos, mais apelativo este neg�cio se torna" porque � um produto muito apetecido por aqueles consumidores, especifica. Na Rússia, o Essencial � vendido desde Julho do ano passado em 12 lojas de uma cadeia de distribui��o com um público alvo muito espec�fico e Jos� Jord�o mostra-se satisfeito com o resultado. Quanto ao Reino Unido, Jos� Jord�o referiu que a Compal ainda não está presente, "mas � um mercado incontornível. pois este � um produto adequado" �s prefer�ncias dos consumidores. Por isso, admitiu que "estáo a decorrer negocia��es" com um poss�vel parceiro e salienta estar satisfeito com "as perspectivas" que podem concretizar-se para ambos. O administrador da Compal, Rui Frade referiu que, para j�, e ap�s investimentos de 10 milhões de euros nos �ltimos dois anos, na f�brica, nomeadamente em duas linhas de produ��o, para aumentar a sua capacidade, � poss�vel dar resposta ao desenvolvimento dos mercados externos. No entanto, a produ��o do Essencial fora de Portugal, se tal se justificar não está fora de causa, e � apontando o exemplo do Reino Unido, que "se for um sucesso" pode ser um destes casos. além dos países referidos, o presidente executivo admite que existem outros mercados em estudo e mesmo "esfor�os de negocia��o, como em It�lia" para o Essencial, mas ainda estáo no in�cio. Em Portugal, "mais de 600 mil lares t�m Essencial na sua prateleira", ou seja, 18 por cento do total, segundo a Compal. O presidente executivo fez questáo de salientar a import�ncia da Inovação para ter sucesso na internacionaliza��o de uma empresa. Questionado pelos jornalistas, Jos� Jord�o fez questáo de referir que a administração da Compal "sempre recebeu apoio dos accionistas para o processo de internacionaliza��o", dos actuais, como dos anteriores. "A nossa obriga��o � maximizar valor para o accionista independentemente de quem ele �", defedeu. A Compal foi adquirida em 2005 pelo cons�rcio constitu�do pela Sumolis e pela Caixa Geral de Dep�sitos.
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