Projeto português está a desenvolver novos produtos alimentares à base de alfarroba, de forma a responder à procura crescente ao mesmo tempo em que aposta numa cultura resiliente.
Um projeto português desenvolveu novos produtos alimentares totalmente à base de alfarroba, conjugando as suas potencialidades económicas à promoção de uma cultura sustentável e resiliente perante as alterações climáticas.
O projeto de investigação Alphamais, levado a cabo nos últimos três anos, criou um conjunto de novos ingredientes e preparados alimentares funcionais através da biotecnologia.
“Os principais resultados foram a obtenção de novos ingredientes e preparados alimentares funcionais, utilizando de forma integral a alfarroba, com recurso a soluções biotecnológicas de micronização e de extração de compostos. Foram ainda valorizados subprodutos de alfarroba, explorando o ingrediente na sua totalidade, numa lógica de desperdício zero”, explica Manuela Pintado, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa.
Para além da vertente nutricional, a investigadora destaca também o papel da alfarroba num contexto de agravamento das alterações climáticas num país como Portugal. “Claramente a alfarroba é uma planta sustentável. Adaptada […]