Sessão de esclarecimentos deu a conhecer as soluções de risco mais adaptadas às necessidades das culturas das empresas associadas
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, em parceria com a ATLAS Agro Insurance MGA, reuniu esta quarta-feira os produtores do Perímetro de Rega do Mira (PRM) para falar sobre seguros de colheitas. Durante a sessão de esclarecimentos, que decorreu online, em formato de webinar, a ATLAS deu a conhecer as soluções de mitigação do risco mais adaptadas às necessidades das culturas de cada empresa. Foram ainda abordados outros serviços e questões legais e burocráticas inerentes às explorações agrícolas ligadas à temática, recorrendo à vasta experiência da seguradora no ramo.
Refira-se que os seguros de colheitas têm um papel fundamental no setor agrícola, uma vez que protegem os produtores face à ocorrência de fenómenos climáticos adversos que possam afetar as suas colheitas, ao garantir o pagamento de uma indemnização no caso de perdas ou danos que possam afetar as produções das culturas.
Neste ponto, refira-se que esta iniciativa surge num momento em que as alterações climáticas estão a afetar gravemente o setor agrícola, verificando-se, por todo o país, fenómenos como secas, geadas e tempestades que têm impactado a produtividade.
Através desta colaboração, a AHSA visa, assim, proteger as culturas das empresas associadas, garantindo condições especiais de adesão aos seguros da Atlas, pelo que esta sessão teve uma importância acrescida no esclarecimento de dúvidas, permitindo ainda a intervenção dos participantes na contextualização do problema.
Para Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, “os seguros de colheitas assumem um papel crucial de proteção específica e abrangente face a riscos climáticos imprevistos que podem condicionar o sucesso das produções. Estes protocolos permitem aos nossos associados estabilizar os seus rendimentos, de forma a assegurar a viabilidade e continuidade da exploração agrícola”.
Fonte: AHSA