Neste Dia Nacional da Sustentabilidade, a Águas de Santo André assinala a data com uma iniciativa que alia responsabilidade ambiental à proteção da biodiversidade local. Todos os meses, a empresa doa ao CRASSA – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André as caixas de cartão vazias do café consumido internamente, promovendo o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados.
Esta ação simples, mas significativa, reflete o compromisso da Águas de Santo André com a economia circular e o valor do resíduo como recurso. No CRASSA, estas caixas ganham uma nova função: são utilizadas no processo de Enriquecimento Ambiental, uma prática essencial para estimular comportamentos naturais em animais selvagens em recuperação, como Ouriços-europeus, Raposas-vermelhas e Gralhas-pretas. “Esconder alimento dentro das caixas obriga os animais a usar os seus sentidos para o encontrar e aceder. Este tipo de estímulo é fundamental para o seu bem-estar, reduz o stress e permite avaliar se estão preparados para regressar à natureza”, explica Carolina Nunes, Diretora do CRASSA.
Ao promover este reaproveitamento, a Águas de Santo André contribui para a redução de resíduos, apoia uma entidade local de referência na conservação da fauna selvagem e reforça a importância de parcerias sustentáveis que geram impacto positivo na comunidade.
“Promover a sustentabilidade é, neste caso, reconhecer que, muitas vezes, o que consideramos lixo pode ser uma ferramenta valiosa para outros, pois repensar o destino dos nossos resíduos é um passo essencial para uma economia mais consciente e colaborativa”, sublinha Rui André Administrador da Águas de Santo André.
Fonte: Águas de Santo André