Agroop apresenta tecnologia IoT para a agricultura

Agroop apresenta tecnologia IoT para a agricultura

[Fonte: Agroop]

A empresa portuguesa Agroop apresenta o seu produto integrado para o setor agrícola – constituído pelo multisensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.

A solução IoT (Internet of Things) já colocou a Agroop na lista das oito a manter “debaixo de olho” a nível global e está prestes a entrar nos EUA.

Tecnologia IoT para uma agricultura mais eficiente

O principal objetivo desta nova solução é ajudar produtores agrícolas, consultores e empresas a gerir as necessidades hídricas das plantas e a prevenir pragas, doenças e fungos.

Desta forma, o utilizador pode poupar recursos – água, energia e produtos fitossanitários – e obter uma produção de melhor qualidade.

Depois de instalado no campo, o multisensor Stoock monitoriza vários parâmetros relativos às plantas. Os dados recolhidos ficam na cloud e podem ser analisados na app Agroop Cooperation.

Este é o segundo produto da empresa, que tinha desenvolvido, em 2014, a aplicação de gestão agrícola Agroop Operational.

32% de poupança e aumento da produção em 12,6%

A tecnologia Agroop já foi alvo de um caso de estudo: durante quatro meses, a solução foi utilizada na cultura da batata num campo da cooperativa Louricoop.

Os resultados foram:

– Poupança de água em 32%;
– Poupança de energia em 32%;
– Aumento de produção limpa (sem refugo) de 12.6%;
– Batatas com textura e tamanho mais uniformes e pele com melhor aspeto e qualidade.

O vídeo deste caso de estudo, assim como detalhes adicionais, estão disponíveis aqui.

Tecnologia portuguesa já está em 8 países – e os EUA vêm a seguir

Em menos de um ano, a solução Agroop já chegou a 8 países: além de Portugal, Espanha, Itália, Chile, Paraguai, Brasil, Colômbia e Austrália.

“A internacionalização da Agroop foi conseguida em tão pouco espaço de tempo devido à escalabilidade e às características do próprio produto,” disse o CEO, Bruno Fonseca.

“Depois de se ter validado a tecnologia, as propostas de valor, o modelo de negócio e a escalabilidade, vamos continuar a desenvolver casos de estudos que comprovem o retorno de investimento para os nossos clientes em culturas específicas. E vamos focar-nos em atacar mercados de maior dimensão – mercados que nos permitirão suportar grande parte do processo de expansão internacional.”

É nesse sentido que a Agroop se prepara agora para entrar nos EUA, com vários pilotos em explorações agrícolas na Califórnia.

A receita para a diferenciação? Escalabilidade e simplicidade

Para Bruno Fonseca, “o que distingue a Agroop da competição nacional e internacional é a sua simplicidade. Geralmente, um agricultor que queira beneficiar das nossas propostas de valor tem que adquirir estações meteorológicas, sondas, painéis fotovoltaicos, etc. Estes implicam um elevado custo de implementação, manutenção e dependência de uma equipa técnica.

O Stoock, por sua vez, é um equipamento IoT ‘chave na mão’ que combina as principais características de todos aqueles equipamentos, é energeticamente autossuficiente, não tem cabos, é simples de instalar e, portanto, não requer a presença de equipa técnica.

Estes aspetos são verdadeiramente diferenciadores, porque nos permitem fazer um preço de entrada inferior e porque não limitam a escalabilidade do nosso negócio.”

agroop

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