Agrofood Portuguese Cluster: uma novidade e uma incógnita -Editorial Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Agrofood Portuguese Cluster: uma novidade e uma incógnita -Editorial Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Revelamos hoje, aqui, em primeira mão que o pólo de competitividade Portugal Foods, os clusters InovCluster e AgroCluster e a associação Portugal Fresh avançaram com um projeto comum junto do IAPMEI para a constituição de um novo projeto de reorganização associativa das empresas do setor agroindustrial português.

A nova estrutura – Agrofood Portuguese Cluster -, que aguarda a todo o momento o reconhecimento por parte do Governo, envolve toda a cadeia de valor, desde a produção primária à indústria alimentar, assim como as estruturas do sistema científico e tecnológico nacional.

Há neste processo pelo menos uma novidade e uma incógnita.

A novidade prende-se com o envolvimento, pela primeira vez, das empresas do setor primário numa estrutura de eficiência coletiva, o que não tinha sido precavido em 2009 aquando da criação dos primeiros pólos e clusters em Portugal. Isto, muito embora a Portugal Fresh tenha vindo suprir em parte essa lacuna, quando, em 2010, se propôs dinamizar, internacionalizar e conquistar mercados externos para as frutas, legumes e flores de Portugal.

A incógnita está em saber se essa nova EEC denominada Agrofood Portuguese Cluster vai ser um mero somatório de orçamentos, apoios comunitários, recursos humanos, técnicos e das instalações das quatro estruturas agregadas ao novo cluster ou se, pelo contrário, daí sairá uma estrutura robusta, reforçada, capaz de fazer ouvir a sua voz cá fora e de criar muito mais valor, eficiência e capacidade interventiva, nomeadamente até na definição das políticas para o setor.

Aguardamos.

→Descarrregue aqui o suplemento  AGROVIDA- Novembro-2016 do Jornal Vida Económica←

Comente este artigo
Anterior Seminário "Florestas e baldios: perspetivas futuras" - 5 de Novembro - Coimbra
Próximo Porque é preciso alargar Alqueva - José Pedro Salema

Artigos relacionados

Sugeridas

OE2019: Despesa do Ministério da Agricultura sobe 15,8% para 1.217,9 ME

[Fonte: 24 Sapo]
O Ministério da Agricultura terá 1.217,9 milhões de euros para gastar em 2019, o que representa um aumento de 15,8% em relação à estimativa de 2018, o equivalente a mais 166,2 milhões de euros.
Segundo o relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, […]

Últimas

Contratação de jovens pode ajudar setor com falta de mão-de-obra – citricultores algarvios


Faro, 22 fev (Lusa) — A criação de condições legais para contratar estudantes de forma sazonal na agricultura pode ser positiva para um setor que tem sentido dificuldades para encontrar mão-de-obra suficiente, disseram à Lusa representantes de duas organizações de citricultores do Algarve.
A Lusa falou com Pedro Madeira, […]

Sugeridas

Cortiça fecha 2016 com valor recorde nas exportações

[Fonte: Dinheiro Vivo]
 
A inovação, com as novas aplicações da cortiça, são uma das áreas de aposta para o crescimento. A par da área florestal e da promoção internacional.
 
 
A indústria da cortiça vai fechar 2016 com um novo recorde histórico de exportações. […]